Horário alternativo reduz estresse

Nunca se reclamou tanto de falta de tempo quanto na atualidade. Porém, com um pouco de organização e principalmente senso de oportunidade, é possível fazer o tempo render mais e levar uma vida menos estressante. Basta escolher os horários mais adequados para fazer as coisas.

Não há nada mais irritante, por exemplo, do que ir a um supermercado e não conseguir escolher os produtos com calma, ficar parado em um congestionamento de carrinhos e ainda passar mais de meia hora na fila do caixa. Quem busca fugir do transtorno deve preferir fazer suas compras durante a manhã ou no início de tarde. Nunca nos fins de tarde. “Após as 18h os supermercados ficam cheios. As pessoas saem do trabalho, passam em casa, pegam seus familiares e vão às compras”, afirma o gerente de departamento do Hipermercado Big da Avenida das Torres, em Curitiba, Ismael Milde.

O movimento nos supermercados também costuma ser grande aos sábados e em épocas de grandes promoções. Para agilizar o trabalho dentro das lojas, a dica é já ter em mente tudo o que é preciso levar para casa ou mesmo fazer uma listinha de compras. Ajuda procurar catálogos que anunciem ofertas.

Postos

Nos postos de combustíveis, o piores horários para abastecer o carro costumam ser entre as 7h30 e as 9h e entre as 18h e 19h. “Também não é indicado deixar para abastecer em vésperas de feriados prolongados”, diz o gerente de posto Nílson Oliveira. “Nestes dias, muitas pessoas viajam e chegam a formar filas nos postos.” Para utilizar o lava-rápido, o mais indicado é ir ao posto antes das 9h ou depois das 16h.

Academias

Nas academias de ginástica, onde as pessoas geralmente vão em busca de saúde, lazer e bem-estar, é considerado entediante ou mesmo prejudicial ao rendimento físico ter que ficar parado esperando a vez para usar um aparelho de musculação ou ter que dividir a raia de natação com alguém. Em Curitiba, o dia de maior movimento costuma ser a segunda-feira, seguida pela terça-feira. “No início da semana, as pessoas estão mais descansadas e se mostram mais dispostas a fazer exercícios físicos. Quando o fim de semana se aproxima, muita gente desanima e o movimento cai consideravelmente”, comenta a coordenadora da parte aquática da academia Gustavo Borges Natação & Fitness, Kátia Farias Ruchel.

Porém, em qualquer dia da semana costumam ser considerados horários de pico nas academias das 7h às 8h, quando muitas pessoas procuram fazer ginástica antes de ir para o serviço, e após às 17h30, quando a maioria já encerrou o expediente de trabalho. “Nesses horários, o público que freqüenta as academias costuma ser mais agitado e mesmo estressado. Se o aluno foge dos horários de pico, consegue fazer seus exercícios com mais tranqüilidade e geralmente tem os professores mais à sua disposição”, acredita Kátia. Algumas academias costumam fazer preços promocionais no horário das 9h às 17h.

Salões de beleza

O maior movimento dos salões de beleza costuma ser no fins de semana. Nas sextas-feiras, após as 18h, e nos sábados, durante o dia todo, é grande o número de mulheres que procuram os salões para fazer as unhas, arrumar o cabelo, fazer maquiagem e depilação. “Nas sextas e sábados as pessoas estão menos atarefadas, já cumpriram com suas obrigações no trabalho e possuem um tempo maior para cuidar da beleza. Outra causa do maior movimento é que, nos fins de semana, a quantidade de festas e eventos costuma ser maior e todos querem ir bem arrumados”, conta a gerente do salão Lady Lord do shopping Curitiba, Liany Barbosa.

Outros serviços

Em todo Brasil, a maior taxa de ocupação de aeronaves costuma acontecer nos domingos, das 18h às 19h, nas segundas-feiras, das 9h às 10 h, e nas sextas-feiras, das 13h às 22h. Em Curitiba, de acordo com a assessoria de imprensa do aeroporto internacional Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, o maior movimento costuma ocorrer nos meses de julho e outubro, em função de férias escolares e eventos de negócios realizados na cidade.

Nos bancos, é melhor evitar o horário de almoço, assim como nas casas lotéricas. Para muitas pessoas que trabalham fora, o horário de almoço é o único em que é possível dar uma escapada do serviço para pagar as contas ou simplesmente fazer uma aposta na loteria. O mesmo vale para papelarias que oferecem serviço de xerox. Para fazer cópias de livros, documentos, entre outras coisas, o melhor é evitar o horário das 11h30 às 13h30 e também os períodos de intervalo de cursinhos pré-vestibular e faculdades.

As agências dos Correios, que funcionam das 9h às 17h, costumam ter menos movimento durante a manhã. Assim, segundo a assessoria dos Correios, quem quiser evitar filas deve preferir despachar suas correspondências até as 12h.

Voltar ao topo