Homenagem para Claudio Seto na Praça do Japão

Uma enorme festa, com direito a música, apresentações culturais e gastronomia, foi montada na Praça do Japão para homenagear Claudio Seto, considerado um multiartista e um dos responsáveis pela difusão da cultura japonesa no Brasil.

Ele faleceu há dois anos e os amigos e familiares decidiram montar o Seto Matsuri, festival similar a outras festas japonesas que acontecem em Curitiba. “Resolvemos adotar neste ano um formato de festa, bem com a cara do meu pai”, explica Noriyassu Seto, que também é um dos organizadores do Seto Matsuri.

O evento começou na manhã de ontem e hoje o público poderá participar das 11h às 21h. Neste domingo, às 14h, está programada uma cerimônia budista em memória do artista.

O Seto Matsuri tem ainda workshops de bonsai, origami e mangá – Claudio Seto foi um dos pioneiros desta arte no Brasil. Os visitantes ainda podem comprar artesanatos típicos japoneses.

Noriyassu Seto lembra que o pai fazia várias atividades ao mesmo tempo, como o jornal da comunidade nipônica, os bonsais, as pesquisas artísticas, os matsuri. Agora, várias pessoas estão tocando estes projetos. “Queremos criar o Instituto Claudio Seto, para incentivar as áreas que ele desenvolvia. Esta também é uma forma de mantê-lo vivo”, comenta.

A artista plástica Julia Ishida, professora de artes visuais da Universidade Estadual de Ponte Grossa (UEPG), conta que teve uma convivência com Claudio Seto nos últimos anos antes de sua morte.

“Ele tinha uma enorme diversidade, ainda mais na cultura oriental”, avalia. Para Claudia Suemi Hamasaki, do departamento Praça do Japão da Associação Cultural e Beneficente Nipo-brasileira de Curitiba, a admiração que as pessoas têm por Seto está viva. “Como ele fez muita coisa, pessoas de várias áreas se lembram dele”, completou.