Doar é simples e rápido!

Hemepar conta com a solidariedade de doadores nas férias

Nesta época, os preparativos para organizar as festas de fim de ano e as viagens com a família fazem com que muita gente acabe esquecendo de uma prática que pode salvar muitas vidas: a doação de sangue. Historicamente, no período de férias, as doações que abastecem o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) chegam a diminuir até 30%, justamente quando o sangue é mais necessário, por conta do maior número de acidentes e de cirurgias de emergência.

“A tendência é sempre cair. O que acontece é que as pessoas esquecem de fazer a doação, devido às férias e preparativos para as festas. O tempo ruim também costuma atrapalhar as doações. Mas esperamos que, com a solidariedade da população, nossos estoques sejam suficientes para a atender à demanda”, diz o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

Ele ainda explica que uma única doação pode salvar a vida de três a quatros pessoas e que, para que os estoques estejam em um nível satisfatório, são necessárias de 150 a 200 doações diárias. Mas atualmente, em média, menos de 100 pessoas têm comparecido diariamente ao Hemepar.

“Os estoques precisam ser abastecidos constantemente, isso porque, alguns componentes só duram cinco dias. Por isso, estimulamos as doações, que nesta época, podem ser o melhor presente que alguém pode dar: você pode doar vida para outra pessoa”, lembra Hatschbach.

Ato de amor

Quem há anos se preocupa com a saúde e bem-estar do próximo é o representante comercial Nivaldo de Lima, de 56 anos. “Doo sangue desde meus 17 anos. De lá para cá, nunca deixei este hábito, respeitando sempre o intervalo de 60 dias. Faço doações há mais de 15 anos para uma moça que tem uma doença chamada talassemia e também para outras que não conheço”.

Nivaldo ainda descreve a emoção que sente em doar sangue neste período de fim de ano. “A sensação é a de aliviar a dor de alguém, de fazer o bem sem saber a quem, de amar ao próximo. Você se sente feliz em pode ajudar, doar vida. Além disto, é muito rápido e tranquilo, principalmente no Hemepar, onde os profissionais são muito bem treinados”, relata. 

Como funciona a coleta?

Doar sangue é rápido e indolor. Em média, o tempo que leva para a realização do cadastro, triagem, coleta do sangue e por fim, o recebimento do lanche, costuma levar apenas 40 minutos. Antes da coleta são feitos exames para anemia, medição da pressão arterial, batimentos cardíacos e a pesagem do candidato, só depois 450 ml de sangue do doador são coletados. Na sequência, o sangue passa por testes para classificar seu tipo sanguíneo e identificar doenças infecciosas como Sífilis, Doença de Chagas, Hepatite B, Hepatite C, Infecção pelo vírus HIV e HTLV.

O sangue coletado então é separado em até quatro componentes diferentes – Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas, Plasma e Crioprecipitado – que são armazenados e utilizados para transfusão, somente após o resultado negativo dos testes sorológicos. Por ano, homens podem realizar quatro doações, com intervalos mínimos de 60 dias entre elas. Já as mulheres podem doar três vezes, respeitando o intervalo de 90 dias entre as doações. 

Serviço

Hemocentro Curitiba
Travessa João Prosdócimo, 145 Alto da XV
Telefone: (41) 3281-4000
Informações ,sobre doação: Disk Sangue (41) 3262-7676 ou 08006454555