Helicóptero é usado para emergências e monitorar tráfego no litoral

O Governo do Estado mantém um helicóptero para atendimentos de emergência e monitoramento do tráfego no litoral. Desde o início da Operação Viva o Verão a aeronave já fez a remoção de 10 vítimas de traumas e casos clínicos, para hospitais. De acordo com o tenente Ivan Fonseca, do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar (BPRv), o movimento nas estradas tem superado as expectativas e a probabilidade de acidentes aumenta com o grande número de veículos.

O helicóptero é acionado quando há necessidade de transporte rápido de pessoas em situação de risco. Na tarde de terça-feira (01), a aeronave foi fundamental para o socorro de um homem e uma mulher, que seguiam de moto para Joinville. A moto se envolveu num acidente com dois carros. ?A chegada de uma ambulância demoraria muito para o socorro e para a liberação da via, em função do congestionamento que se formou?, avaliou Fonseca. Os dois foram levados para o pronto-socorro, em Guaratuba.

Conforme explicou o capitão Gerson Gross, do Corpo de Bombeiros, a rapidez é muito importante para dar o suporte básico de vida a uma vítima de trauma até a chegada a uma unidade de saúde. De acordo com o capitão, no caso do acidente de terça-feira, em menos de 20 minutos a aeronave, que já sobrevoava a área fazendo o monitoramento do tráfego, localizou o ponto do sinistro na estrada, fez o atendimento às vítimas, com a imobilização e colocação na maca e posteriormente a colocação no compartimento próprio do helicóptero. ?Foram necessários algo em torno de dois minutos para a remoção até o hospital?, disse ele. ?Quando terminamos o procedimento, uma ambulância chegou por terra e ia precisar enfrentar todo o trânsito para fazer a remoção?, disse ele.

Voltar ao topo