HC inaugura unidade de urgência e emergência

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)vai ampliar sua capacidade de atendimento. Isso será possível em função de uma nova ala de urgência e emergência que entra em operação em outubro. A inauguração do novo prédio – com 5.700 m2 que fica ao lado do atual prédio da HC – aconteceu ontem em solenidade com a presença de várias autoridades, profissionais e alunos da instituição. O empreendimento ficou pronto em menos de dois anos e recebeu recursos na ordem de R$ 3,8 milhões provenientes de emendas parlamentares.

A nova unidade reúne em um prédio de sete pavimentos o pronto atendimento de observação, a emergência clínica adulta, uma unidade de terapia intensiva (UTI) com 15 leitos e um centro cirúrgico ambulatorial. De acordo com o diretor geral do HC, Giovanni Loddo, o atendimento nesse local será integrado com os postos 24 horas da Fazendinha e Boa Vista, quando será possível fechar o ciclo no atendimento aos pacientes, “desde a manifestação da doença até o estágio mais avançado do tratamento”. Segundo ele, a nova unidade também irá modificar a estrutura do complexo hospitalar do HC, melhor utilizando os serviços e recursos humanos.

O atual pronto atendimento irá atender exclusivamente os pacientes de urgência e emergência da pediatria. Com a transferência do centro cirúrgico ambulatorial para o novo prédio, haverá mais espaço para o atendimento das crianças que necessitam de quimioterapia e transplante de medula óssea. Já com a transferência da central de materiais para o novo prédio, atualmente ocupado pelos centros obstétrico e cirúrgico central, será possível ampliar a realização de cirurgias. De acordo com Loddo, as novas instalações da central de materiais, além de dar melhores condições de trabalho aos funcionários, irá resultar em uma economia de R$ 40 mil mensal ao HC.

Pró-Vida

No novo prédio irá funcionar a UTI com capacidade de 15 leitos, que irá possibilitar a ampliação de atendimento de 14 para 24 pacientes. De acordo com Giovanni Loddo com esses novos leitos dentro da unidade de urgência e emergência será possível ampliar também o número de cirurgias eletivas, como, epilepsia, tumores cerebrais e obesidade mórbida, que necessitam de leitos de terapia intensiva no pós-cirúrgico.

“Mas para que esse nosso sonho de ampliação do hospital fosse colocado em prática contamos um ajuda muito significativa que foram as doações da Pró-Vida”, disse o diretor do HC.

A Central Geral do Dízimo -Pró-Vida é uma entidade com sede em São Paulo que volta suas atividades para a promoção de estudos e pesquisas. Ela foi responsável pela doação de equipamentos e materiais necessários para o funcionamento da nova ala do hospital. Segundo o representante da entidade, Nelson Costa, participação nesse projeto do HC tem um significado muito importante, pois o idealizador da entidade, Celso Charuri foi aluno da Faculdade de Medicina da UFPR de 1963 a 1968. Charuri faleceu em 1981, mas seu trabalho teve continuidade, e já beneficiou através de doações mais de quatro mil instituições no Brasil, Itália, Uruguai e Argentina – países onde o Pró-Vida possui representações.

Voltar ao topo