Guaratuba espera 600 mil pessoas para o Réveillon

Três toneladas de fogos de artifício aguardam os turistas na Praia Central de Guaratuba, litoral paranaense, para a festa da virada do ano. A expectativa é de que a cidade receba cerca de 250 mil turistas para passar o fim de ano na praia e, para assistir à queima de fogos, 600 mil pessoas. O movimento de banhistas nas areias já era intenso desde sexta-feira, fazendo a alegria de ambulantes e comerciantes.

Entre os turistas que escolheram Guaratuba para passar o réveillon está a família de Keity Maressa Eltake. Grávida de sete meses e meio, ela está desde o dia 27 na cidade. ?Geralmente passamos a virada em Balneário Camboriú, mas neste ano resolvemos mudar. A praia daqui é calma e as crianças adoram?, contou Keity, moradora de Mandaguari, região norte do Paraná.

E, na praia, do início da temporada até agora, os salva-vidas atenderam poucas ocorrências mais graves. ?Têm sido poucos atendimentos e muitas advertências para que os banhistas não alcancem uma distância muito grande no mar?, disse o cabo Júlio César Osternack, responsável por um dos postos da Praia Central. Ao total, há 103 salva-vidas em Guaratuba.

Quiosques

Os novos modelos de quiosques já funcionam em Guaratuba. Os comerciantes se preparam para o maior movimento, aguardado para dias 31 de dezembro e 1.º de janeiro. De acordo com o presidente da Associação dos Quiosqueiros de Guraratuba, Osório Soares, a expectativa é de que o número de pessoas que passa pelos quiosques dobre durante a virada de ano, em comparação com o movimento normal da temporada.

Ao contrário do que foi informado pela Prefeitura de Guaratuba, os quiosqueiros reclamam da falta de fiscalização. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, o órgão está tentando primeiro informar os vendedores sobre as irregularidades, deixando para punir (inclusive podendo tirar o quiosque infrator da praia) na reincidência da ação.

Economia

O aumento de turistas entre dezembro e fevereiro incrementa a economia local. Segundo informações da Prefeitura, na temporada de verão o número de vagas de trabalho aumenta, em média, 70% em relação ao restante do ano. Em Guaratuba, o turismo representa 90% da economia local.

Outra novidade em Guaratuba foi o início da operação da Depuradora de Ostras, junto ao Mercado Municipal do município. A medida, que certifica a qualidade das ostras oferecidas no Mercado Municipal, é encarada pela Prefeitura como um diferencial no comércio de ostras local.

Festa em Caiobá aguarda liberação

Cintia Végas

A expectativa é grande entre quem vai passar a virada do ano em Caiobá, no litoral do Estado. Isso porque a Associação Comercial de Matinhos, principal organizadora do réveillon no local, anunciou a promoção de uma festa inesquecível, que deve reunir cerca de um milhão de pessoas na Avenida Atlântica, de frente para o mar, em um grande show de fogos de artifício. Entretanto, a realização do evento ainda não está oficialmente confirmada.

Para que o espetáculo possa acontecer, é necessária liberação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Corpo de Bombeiros e da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (Deam). A expectativa é de que a autorização seja concedida ou negada apenas amanhã, véspera do Ano Novo.

Se liberada, a comemoração terá como principal atrativo uma bomba de dezesseis polegadas, considerada a maior bomba comercial do mundo. Segundo o assessor de marketing da Associação Comercial, Antônio Barbosa, a bomba deve produzir um grande leque de luz, com cerca de um quilômetro e meio de diâmetro. O recurso foi utilizado, no ano passado, no réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Para quem quiser assistir ao espetáculo com maior conforto, serão disponibilizados camarotes, com capacidade para quinhentas pessoas, pelo valor de R$ 50,00. O ingresso também dará direito a uma camiseta do evento, ceia, champagne e serviços de um DJ. ?No ano passado, cerca de 300 mil pessoas passaram o réveillon em Caiobá. Este ano, em função da festa que estamos organizando, temos a expectativa de reunir um milhão,? diz Antônio.

Comércio

A idéia é que o espetáculo também movimente o comércio do litoral, principalmente de Caiobá e do município de Matinhos. Antônio revela que, em função do show, proprietários de postos de combustíveis, restaurantes, supermercados e, principalmente, hotéis e pousadas já começam a prever aumento nos lucros.

A empresária Ideilde Xavier de Oliveira, que é dona da pousada Serrana, no centro de Caiobá, é uma prova de que isso é verdade. Para a virada do ano, ela já está com todas as suítes de seu estabelecimento reservadas. ?Já estou com tudo lotado, mas ainda tem muita gente ligando em busca de informações. Estou recebendo muitos telefonemas de outros estados. As pessoas querem saber se a pousada fica perto do local onde vai acontecer o show?, conta.

Para quem quiser assistir ao espetáculo de camarote, os ingressos já estão à venda nas lojas D?Vicz de Curitiba e litoral.

Voltar ao topo