Grupos celebram Dia Mundial da Capoeira no calçadão

Os projetos “Gingando em Londrina” e “Oficina de Capoeira Angola” realizam no sábado (2) uma atividade aberta ao público, no calçadão, próximo ao Banco do Brasil, às 10h. O evento vai comemorar o Dia Mundial da Capoeira, celebrado no domingo (dia 3). Os capoeiristas também vão lembrar o recente reconhecimento da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Segundo o coordenador do projeto Rede Cidadania da Secretaria Municipal de Cultura, Valdir Grandini, o Dentinho, que assume como secretário nesta segunda-feira, estarão reunidas no local cerca de 200 pessoas, entre mestres, professores e alunos. “Os grupos vão conversar com a população e falar um pouco sobre a história da capoeira, sua importância; realizar diversas rodas; além de comemorar o reconhecimento da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro”, informou.

De acordo com Valdir Grandini, a idéia da atividade é fazer uma confraternização em torno da capoeira. “Estamos convidando todos os grupos que também trabalham com a capoeira em Londrina para participar”, disse. Ele informou ainda que a Oficina de Capoeira Angola existe desde 2004 e o Gingando em Londrina desde 2006. “O Gingando é uma continuidade de um trabalho que teve início em 2001. Ele conta com 300 pessoas que realizam as oficinas e o Capoeira Angola conta com 50 pessoas”, explicou. 

Valdir Grandini disse ainda que as oficinas ministradas pelos grupos são realizadas durante todo o ano. Segundo ele, o Gingando em Londrina realiza nove oficinas em diferentes locais da cidade durante todo o ano. Já os encontros da Oficina de Capoeira Angola ocorrem na Vila Cultural Brasil. Os dois projetos integram a Rede Cidadania e recebem recursos do Programa Municipal de Incentivo á Cultura (Promic).