Grupo de taxistas protesta em frente à sede da Urbs

 

Grupo de taxistas protestou na manhã de ontem em frente à sede da Urbs. O movimento organizado pelo Sindicato dos Taxistas do Estado do Paraná (Sinditáxi) cobrou a posição da empresa com relação ao lançamento do edital de licitação para liberação de 750 novas placas de táxis. Segundo o presidente da entidade, Abimael Mardegan, a Urbs havia prometido o edital para 1.º de agosto e o grupo foi solicitar uma data. Ele também criticou o baixo número de táxis. “Ontem (anteontem) teve concurso público e muitas pessoas ficaram sem táxi. Só 750 novos carros não vão atender a demanda de Curitiba”.

 

A Urbs informou que o grupo de taxistas foi recebido pelo diretor de transportes, Rodrigo Grevetti, pelo gestor da área de táxi, José Carlos Gomes Pereira Filho, e o procurador jurídico, Solon Brasil. Em audiência pública no dia 4 de julho, o órgão recebeu quase 700 sugestões, todas analisadas pela área técnica. Segundo a Urbs, isso interferiu no prazo do edital da licitação, que deve ser lançado nesta sexta-feira ou, no máximo, no início da próxima semana. Sobre a quantidade de táxis, a gestora informa que 750 novas placas é o número que atende a lei, mas nada impede que novas licitações sejam realizadas no futuro caso haja necessidade.

Trânsito

Já o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários no Estado do Paraná (Sicavrep), Pedro Chalus, discorda da necessidade de aumentar o número de táxis. Para o sindicalista, é preciso mexer na mobilidade do trânsito e diminuir o fluxo de veículos.