Governo intensifica ação na região de Rio Branco

O governo do Estado vai dar prioridade para o atendimento das áreas social, da saúde e da segurança pública de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A cidade apresenta os índices mais alarmantes do Estado nessas três setores. As primeiras ações foram discutidas ontem, entre secretários, comandantes da Polícia Militar e a prefeita Joana Faria Elias.

A segurança tem preocupado muito a população devido à quantidade de crimes que acontecem na região. O delegado-geral do Departamento de Polícia Civil, Adauto de Oliveira, anunciou que vai realizar mudanças em toda a estrutura policial do município e as ações serão feitas de maneira integrada nas vizinhas Itaperuçu e Almirante Tamandaré. “O Cope estará agindo para desvendar todos os crimes dessa região, como os homicídios de mulheres”, disse Adauto. A Polícia Civil e a Militar também devem trabalhar de forma integrada e com o apoio do Ministério Público.

Mortalidade Infantil

Na cidade de 30 mil habitantes, a mortalidade infantil ultrapassa 40 por 1.000 nascidos vivos, enquanto a média no Estado é de 19 e em Curitiba de 17,5. A mortalidade materna também é alarmante. Uma das ações da Secretaria Estadual de Saúde será o incentivo do Programa Saúde da Família. O controle de cisticercose e da verminose também ganham destaque, já que as doenças são comuns na cidade. O que poderia estar provocando este quadro seria a péssima qualidade da água. O Laboratório Central do Estado (Lacen) vai fazer a análise do produto.

O Hospital e Maternidade Rio Branco, único da cidade, tem 50 leitos e atende 1700 pacientes por mês, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ontem ele passou pela inspeção de rotina anual feita pela Vigilância Sanitária e pela 2.º Regional de Saúde. O laudo sobre as condições de funcionamento será divulgado ainda esta semana. Segundo o secretário estadual de Saúde, Claudio Xavier, a meta agora é melhorar o atendimento. Hoje, não há UTI disponível nem equipamentos para tratamentos, como hemodiálise.

As secretarias da Promoção Social e do Esporte também vão desenvolver atividades para melhorar a qualidade de vida da população.

Para o deputado estadual Cleiton Kielse, a culpa pelo estado do município é de administrações anteriores. Em dezembro do ano passado, o prefeito, Bento Chimelli, foi afastado do cargo, sob a acusação de vários crimes, inclusive homicídio.

Voltar ao topo