Governo inicia ações para recuperar prédios

O governo do Paraná iniciou ontem ações para recuperar prédios públicos que foram avariados pelo temporal do último domingo. O Canal da Música, sede da Rádio e Televisão Educativa, a Biblioteca Pública do Paraná, o Procon e onze escolas da rede estadual de ensino sofreram os maiores prejuízos, segundo levantamento feito pela Secretaria de Obras Públicas e pelo Departamento Estadual de Construção e Manutenção.

O secretário de Obras, Luiz Dernizo Caron, designou engenheiros e arquitetos para atuarem, durante todo o dia, em conjunto com empresas, na área de construção civil e eletricidade nos locais atingidos. A medida foi tomada para impedir que a situação se complicasse ainda mais, uma vez que voltou a chover em várias partes da cidade.

A situação mais grave, segundo o secretário, é no prédio do Canal da Música, onde a ação do vendaval e da chuva de granizo provocou uma inundação, obrigando as emissoras de televisão e de rádio a saírem do ar. Desabamento de forros de gesso, destelhamento, quebra de vidros e inundação da maioria dos andares, com grandes prejuízos aos equipamentos, impediam ainda ontem as atividades da RTVE.

Na Biblioteca Pública do Paraná, a ação do vendaval provocou alagamento de várias salas do terceiro andar, colocando em situação de risco livros, documentos e material audiovisual. As estantes foram cobertas por lonas, para evitar que os livros fossem alcançados e as salas de multimídia e xadrez foram fechadas, em função de inundação.

No Procon o atendimento ao público teve que ser suspenso durante o dia de ontem. O prédio, situado na Rua Francisco Torres, foi inundado, prejudicando o sistema elétrico e danificando computadores. A própria Secretaria de Obras teve seu setor de informática inundado, bem como a sede do Escritório de Curitiba do Decom, onde a central telefônica queimou, foram atingidos.

O Instituto de Identificação do Paraná também suspendeu os trabalhos durante todo o dia. As dependências do instituto ficaram complemente alagadas e, em conseqüência da paralisação, haverá atraso na entrega das carteiras de identidade e atestados já requeridos. Entretanto, independente dos estragos provocados na sede central do instituto, todos os postos da capital operaram normalmente.

Voltar ao topo