31 mortes

Governo do Paraná quer comprar vacinas contra dengue

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, vai a Brasília nesta quarta-feira (30) para uma reunião com o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa. O objetivo é buscar mais informações sobre a vacina contra a dengue. O produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 28 de dezembro de 2015 e terá o preço definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, vinculada à Anvisa. 

Como a União não sinalizou se irá incluir a vacina no calendário básico de imunização, o governo do Paraná pretende adquirir doses com recursos próprios. “A vacina já tem eficácia comprovada e será uma grande aliada na prevenção de casos graves e mortes pela doença”, explicou Caputo Neto. A ideia é promover este ano uma campanha estadual de vacinação contra a doença, priorizando grupos de risco e regiões prioritárias.

Desde agosto do ano passado, 31 óbitos por dengue foram confirmadas no Estado, das quais 19 em Paranaguá, que registra o maior número de casos confirmados: 3.493. Boletim divulgado ontem revela que a doença já circula em 55% das cidades do Paraná. Dos 299 municípios infestados pelo Aedes aegypti, 219 já apresentaram casos autóctones. Subiu para 40 o total de cidades epidêmicas. O Estado tem 200 casos de zika vírus (16 em gestantes) e 41 de febre chikungunya.