40 menos

Governo do Paraná confirma o fechamento de 40 escolas no Estado

O número de escolas estaduais que podem fechar em 2016 deve ficar em torno de 40, avalia a Secretaria de Estado de Educação (Seed). A situação deve ser definida até o final de novembro, depois de consulta às comunidades e aos gestores locais. As informações foram repassadas ontem, em uma coletiva de imprensa. O próprio governo do estado havia informado que 71 escolas poderiam ser fechadas.

A secretária estadual de Educação, Ana Seres Trento, estava com o governador Beto Richa (PSDB) na entrega da premiação do programa Agrinho e quem deu explicações foi a superintendente de Desenvolvimento Educacional da Seed, Vanda Dolci Garcia.
Os diretores começaram a ser comunicados em setembro e os Núcleos Regionais de Educação (NREs) têm até o final desta semana pra encaminhar um parecer local sobre os impactos do possível fechamento. Como alguns documentos já chegaram indicando a impossibilidade do remanejamento de estudantes, professores e funcionários pra outros locais, o governo estima que não será possível fechar 71 escolas e sim, no máximo, 40.

Depois da avaliação técnica, em que apenas números são considerados, os casos são analisados do ponto de vista do impacto local, ouvindo a comunidade, pondera a superintendente. “Já sabemos, por exemplo, que não será possível fechar uma determinada escola de campo porque os professores vão com o transporte escolar”, comenta.

A Seed ainda não informou qual seria o número de estudantes e funcionários impactados pelas possíveis mudanças. O calendário de matrículas começa em novembro e as rematrículas (de alunos que já estão na rede estadual) devem acontecer em janeiro e fevereiro.

Paraná Online no Facebook