Genro defende necessidade de mudança de visão social

O secretário especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo federal, ministro Tarso Genro, defendeu ontem, em Curitiba, a necessidade de mudança na visão dos indicadores sociais.

“Nos últimos anos, se deu prioridade a muitos fatores econômicos, sem relação com questões sociais, culturais e ambientais”, disse. “Deve-se discutir a sustentabilidade do planeta com difusão de novos modelos de mensuração da qualidade de vida da população, que não avaliem apenas fatores economicistas, mas também humanos.” Na companhia do governador Roberto Requião e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, Tarso Genro participou de painéis durante a Conferência Internacional de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida (Icons 2003), no auditório do Cietep, em Curitiba.

Na opinião do ministro, vive-se atualmente a era das incertezas, em que as pessoas estão alienadas em relação às discussões políticas. Como condição básica da sustentabilidade, deve haver uma nova relação entre o Estado e a sociedade, novas políticas que promovam renda e maior controle social. “Não existem questões locais que também não sejam questões globais”, afirmou. “Assim, relações regionais são importantes para o desenvolvimento nacional e também mundial. O futuro de uma empresa, por exemplo, está ligado ao futuro do País e à sustentabilidade da nação.”

Requião

O governador, por sua vez, anunciou que a conferência internacional, “primeira que acontece no mundo para tratar de indicadores sociais de forma sistêmica”, marca um período de novo relacionamento com a Fiep e uma nova fase das reuniões de secretariado de governo, que tradicionalmente são realizadas todas as segundas-feiras. “Vamos continuar a promover discussões sobre assuntos do governo e das secretarias, mas também, durante os encontros, vamos promover o debate de questões nacionais. Essas serão intercaladas aos temas locais”, declarou. Em paralelo à conferência internacional, a reunião do secretariado de ontem foi realizada no Cietep (leia mais na página 5).

A Icons 2003 é promovida pela Copel, governo do Paraná, RedeH, IPD e IBQP, com apoio da Fiep.

Voltar ao topo