Galeria Júlio Moreira será reinaugurada hoje

Um local em Curitiba que estava aparentemente abandonado e que era usado com frequência para o tráfico de drogas já está totalmente revitalizado. Trata-se da Galeria Júlio Moreira, que passa bem ao lado da Catedral Metropolitana, por baixo da Rua Nestor de Castro, e dá acesso ao Largo da Ordem.

Ali funcionavam algumas lojinhas, além do Teatro Universitário de Curitiba (TUC), que também passou por uma revitalização no ano passado. Hoje, a partir das 11h, a galeria será inaugurada com destaque para o Espaço da Arte Urbana e da nova sede do Clube de Xadrez Erbo Stenzel. A Júlio Moreira vai funcionar, agora, totalmente como um espaço cultural.

A galeria estava com infiltrações e estava sempre muito suja. Os lojistas saíram do local, pois eles eram locatários do espaço. O processo de revitalização da galeria iniciou com a reforma do teatro, que já está todo repaginado: tem climatização, iluminação e sonorização mais modernos.

O TUC tem a característica de poder receber tanto eventos musicais como peças de teatro mesmo, pois as cadeiras podem ser movidas a todo tempo, de acordo com a necessidade. “Nossa intenção é que o TUC tenha cada vez mais flexibilidade”, comenta a coordenadora de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marili Azim.

Em relação à galeria, o Espaço da Arte Urbana permitirá uma maior aproximação das pessoas que passam no centro da cidade com a arte. “É muito interessante ver nos olhos das pessoas, quando elas passam por aqui, a sensação da mudança. Com o Espaço da Arte Urbana, uma maior parcela da população poderá ver a arte que não estará em um ambiente fechado”, diz Marili.

Hoje quem passar por lá poderá apreciar uma intervenção do artista Olho Wodzynski, e também uma simultânea de xadrez com os enxadristas Ernani Choma e Bolívar Gonzalez no Clube do Xadrez.

“Fazer num muro uma arte como essas não teria o mesmo significado. Aqui temos a extensão da rua, o que é diferente de você entrar num museu”, comenta Wodzynski.

A galeria (e também o TUC) servirá de espaço para palestras sobre arte urbana e sobre a conscientização sobre preservação patrimonial, bem público, entre outros assuntos. O TUC também será utilizado neste ano para a Virada Cultural de Curitiba, que ocorrerá em novembro.

A Galeria Júlio Moreira foi incluída em 2007 no Plano de Revitalização dos Espaços Culturais da Prefeitura de Curitiba. O Plano foi implantado em 2005, e já renovou mais de 25 espaços culturais da cidade.