Funcionários da Seab fazem paralisação por isonomia

Cerca de 290 servidores da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) de todo o Paraná farão paralisação hoje por isonomia salarial.

Com a Lei nº 17.026, de dezembro de 2011, o governo criou a Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), vinculada à Seab. Os cerca de 640 servidores que foram vinculados à Adapar se beneficiaram com adicionais salariais. Por isso, os demais servidores, que não foram contemplados, querem o mesmo benefício dos colegas do Departamento de Fiscalização (Defis), já que eles exercem as mesmas funções. São biólogos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos de laboratório.

Segundo o diretor do Sindiseab, Roberto de Andrade Silva, a paralisação visa agilidade na concretização da gratificação para compensar os servidores que ficaram de fora do Defis, garantindo assim o equilíbrio salarial entre todos, conforme prometido pela Seab quando anunciaram a implantação da Adapar. “Para os servidores que não foram vinculados, o Seab anunciou uma gratificação que equilibre os salários, mas ainda estamos esperando”, comenta.

O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, explica que no final do ano passado foi proposta uma primeira solução, mas que não foi aprovada pelo Executivo. “A promessa era para que fosse encaminhada uma segunda alternativa. Esse compromisso nós já cumprimos agora em abril. Já está na Secretaria de Administração do governo uma proposta que concede o equilíbrio salarial a esses funcionários”, assegura.

Voltar ao topo