Frutas vendidas em feiras são resultado de inovações

Na Fazenda Gralha Azul também acontecem estudos relacionados à produção de frutas. Nos pomares há plantação de quase todos os tipos de frutas e nas lavouras, os alunos, acompanhados sempre pelos professores, aprendem as técnicas mais eficazes para a cultura, baseadas na alta produtividade e qualidade do produto. “Há empresas que fazem uma série de testes, desde sementes até agrotóxicos e desenvolvimento de pasto. Os alunos acompanham esses testes e acabam criando um relacionamento com o mercado”, aponta Maurício Iung.

As frutas produzidas nos pomares da fazenda experimental são destinadas em sua grande parte à venda em pequenas feiras do município. “Como é uma produção relativamente em pequena escala, mandamos pras feiras da região e vendemos a um custo muito baixo”, revela.

De acordo com o coordenador, nos últimos anos a Fazenda Gralha Azul tem se dedicado a um diálogo mais amplo com o mercado agropecuário. “Hoje trabalhamos muito na questão de aprimoramento e desenvolvimento de técnicas de produção, que num segundo momento vai para o patenteamento”, afirma Iung.  A fazenda ainda é palco de estudos e desenvolvimento de novos processos de óleo para a fabricação de biodiesel e a produção de grãos, que é acompanhada por aluno e professores de agronomia.