Frente fria causa danos mas apaga fogo

Ventos fortes e muita chuva marcaram, ontem, a entrada no Paraná de uma frente fria, vinda da Argentina. Se por um lado houve destelhamento de casas e quedas de árvores, as precipitações também ajudaram a conter um dos incêndios ocorridos no Parque de Ilha Grande, na divisa com Mato Grosso do Sul.

Conforme dados da Defesa Civil Estadual, foram registradas quatro quedas de árvores em vias públicas e quatro destelhamentos de casas em Foz do Iguaçu e Medianeira.

Os ventos e chuvas mais fortes foram registrados no Oeste do Estado. Nova Prata do Iguaçu registrou rajadas de 18,1 metros por segundo. Em Foz os ventos atingiram uma velocidade de 15,8 m/s. São considerados ventos fortes aqueles superiores a 15 m/s. Em Foz caíram 16,4 milímetros de chuva por hora (mm/h). Já em Guaíra esse índice atingiu 16,6 mm/h.

Segundo o meteorologista Tarcísio Valentin da Costa, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a frente fria deve trazer chuva novamente para todo o Paraná hoje. Amanhã, as chuvas devem diminuir, persistindo apenas na capital e no litoral durante too fim de semana. Porém os ventos não devem ter tanta intensidade. “Na capital a temperatura deve ficar entre 11ºC e 23ºC. Em Foz do Iguaçu entre 15ºC e 25ºC”, salientou.

Incêndio

As fortes chuvas em Guaíra foram vitais para que um incêndio de quatro quilômetros de extensão na Ilha Grande, próximo à Lagoa Saraíva, fosse apagado. A diretora do Parque de Ilha Grande, Maude Nancy Joslin Motta, explicou que por volta de 16h iniciaram-se três incêndios no parque. As ilhas Peruzzi e Ivaí também foram vítimas dos sinistros, mas que puderam ser controlados pelos bombeiros e defesa civil. “Já o fogo em Ilha Grande só foi apagado por volta da 1h, quando a chuva nos ajudou”, comentou Maude. Ele disse não ter ainda o saldo dos prejuízos, mas que técnicos do Ibama analisarão as perdas da fauna e da flora. “Estou oficiando a Polícia Federal para instaurar inquérito e descobrir as causas dos incêndios”, disse, destacando que em 99% dos casos os incêndios são criminosos.

Essa é a segunda vez em trinta dias que o parque sofre com incêndios. O parque tem 130 km de extensão e cerca de trezentas ilhas e ilhotas.

Voltar ao topo