Fórum em Curitiba discute gestão hospitalar

Melhorar a gestão de recursos financeiros destinados à área de saúde. Esse foi um dos assuntos abordados por gestores de estabelecimentos de saúde do Paraná e do Brasil, durante o 5.º Fórum Paranaense de Gestão Hospitalar, que termina hoje, na Associação Médica do Paraná, em Curitiba.

O evento, que é promovido há cinco anos pela Associação Paranaense de Instituições Hospitalares (APIH), se tornou referência para o segmento. Durante as palestras foram tratados temas como sustentabilidade do sistema de saúde, o papel do gestor público como principal comprador de serviços de saúde, parcerias entre prestador de serviço e operadora de saúde, viabilidade financeira e como preparar o hospital para situações de crise e epidemias.

De acordo com o gerente executivo da APIH, Paulo Becker, o objetivo do fórum é abrir espaços para o relacionamento de profissionais da área da saúde, “encontrar soluções para o caos que se encontra a saúde”. Becker chama atenção para a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que acaba forçando uma gestão ainda mais inteligente.

Para a vice-coordenadora do Centro Paulista de Economia em Saúde, Paola Zuchhi, os gestores precisam tomar decisões em conjunto com a comunidade para otimizar os recursos. “É preciso sugerir o uso da tecnologia para contornar problemas”, afirma.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação da Bionexo e presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Claudio Giulliano da Costa, o foco da gestão deve ser o uso correto dos recursos.

“A tecnologia é o caminho para melhorar a gestão hospitalar e a plataforma eletrônica de compras é ferramenta para instituições obterem melhores resultados”.

Voltar ao topo