Fiscalização fecha nove postos de combustíveis

Operação realizada na última terça-feira pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), resultou no fechamento de nove postos de combustíveis de Curitiba e região metropolitana.

Ao todo, foram vistoriados dez estabelecimentos, mas apenas um deles estava regular. Os outros nove foram fechados por não apresentarem alvará de funcionamento, estarem com alvará vencido ou por comercializarem produtos não autorizados, tais como bebidas alcoólicas para consumo no próprio local. Em Curitiba, funcionam 400 postos de combustíveis. Ninguém foi preso.

De acordo com o 2.º tenente Guido Benjamin dos Santos Filho, da Polícia Militar do Paraná, a fiscalização partiu de denúncias feitas à Aifu. “Realizamos essa operação com foco na fiscalização desses estabelecimentos. Os postos envolvidos tinham denúncias de perturbação de sossego, documentação irregular e até mesmo adulteração de combustíveis”, explica.

A suspeita de adulteração de combustíveis é referente a um dos postos. Amostras foram encaminhadas para análise laboratorial. Caso seja comprovada, os proprietários serão responsabilizados judicialmente.

Uma das verificações mais preocupantes levantadas por Benjamin envolvia o consumo de bebida alcoólica nos postos de combustíveis. “Verificamos muitos casos de perturbação de sossego. Esses postos viraram um centro de encontro de jovens com muita bebedeira e som alto”, diz.

Segundo ele, caso não estivessem irregulares, os proprietários desses estabelecimentos seriam orientados a evitar esse tipo de encontro. “A partir de agora, os postos fechados assim permanecerão até se regularizarem frente à prefeitura”, disse.

Além da Polícia Militar, a Aifu reúne representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), de secretarias da prefeitura de Curitiba, Polícia Civil do Paraná e Corpo de Bombeiros.

A ação contou também com a participação da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, do Ministério Público do Paraná, e do Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis (CSQC). As denúncias de irregularidades podem ser encaminhadas diretamente à Aifu, por meio do telefone (41) 3304-4849 ou pelo e-mail açãointegradapm@pm.pr.gov.br.