Filo aguarda resposta do governador sobre verba

Os organizadores do Festival Internacional de Londrina (Filo) ainda aguardam do governador Roberto Requião uma resposta quanto ao patrocínio negado ao evento e, enquanto isso, contam com o apoio do mundo da arte. Ontem, a organização do Festival de Teatro de Curitiba declarou-se solidária ao Filo por conta da decisão governamental. O patrocínio dado anualmente ao festival primeiramente havia sido cortado em menos de 15% do montante usualmente solicitado e, quando o evento terminou, foi simplesmente negado por Requião, sem maiores explicações.

Diante da repercussão do fato, o governador prometeu reavaliar a questão e pediu até a semana que vem para dar uma resposta aos organizadores do Filo. Contando com os recursos prometidos pelo Estado, eles assumiram compromissos e incluíram em todo o material gráfico as logomarcas do governo do Estado e da Secretaria de Estado da Cultura como patrocinadores. Os repasses estaduais ao Filo, que vêm diminuindo anualmente, não passariam de R$ 50 mil nesta edição, conforme informou a secretária de Cultura, Vera Mussi, à direção do evento em sua última semana. Os organizadores haviam solicitado R$ 350 mil, valor igual ao que vinha sendo fornecido pelo governo nos últimos dois anos.

Posteriormente, a decisão de cortar totalmente a verba deixou a organização ainda mais apreensiva. A atitude foi considerada pela organização do Festival de Teatro de Curitiba como ?um duro golpe ao Filo e também a quem promove a cultura no Paraná?. No entanto, a organização tem expectativas de receber uma resposta positiva do governo nos próximos dias.

Voltar ao topo