Fila faz parte da rotina da maioria dos brasileiros

Aguardar na fila já faz parte da rotina do brasileiro. É fila no posto de saúde, no cinema, no supermercado, no banco, para tirar passaporte, pegar ônibus, votar e realizar inúmeras outras atividades. Muitas vezes, as pessoas saem de uma fila e já entram em outra, perdendo grande parte do dia na espera.

"Tem que ter muita paciência. Aguardar qualquer coisa na fila é bastante estressante, pois a gente sempre tem a sensação de que poderia estar fazendo algo mais útil", comenta o acabador de mármore Benedito Bernardes. Ele conta que nunca enfrentou tanta fila quanto nas últimas semanas, em que está desempregado. Na manhã de sexta-feira, ele aguardava para dar entrada no seguro-desemprego na Agência do Trabalhador, na capital.

"Há alguns dias enfrentei fila na Caixa Econômica, para tentar receber o Fundo de Garantia. Hoje (ontem), cheguei cedo na Agência do Trabalhador e estou na fila novamente. A todo momento fico pensando que, ao invés de estar parado esperando, eu poderia estar ganhando algum dinheiro fazendo bico ou mesmo estar tentando encontrar um novo emprego."

Para a dona de casa Zilda Maria da Silva, que sofre de pressão alta, o mais irritante é enfrentar fila para ter acesso aos serviços de saúde. Dependente do Sistema Único de Saúde (SUS), ela conta que se incomoda tanto em ficar na fila para aguardar uma consulta quanto em entrar em fila de espera para exames. "Tem dias que passo horas na fila. Quando chega minha vez, já estou tão irritada que minha pressão está altíssima. É horrível quando a pessoa não está bem e ainda assim tem que esperar."

Com o objetivo de recuperar parte do tempo perdido e fazer com que os minutos passem mais depressa, algumas pessoas tentam se distrair fazendo tricô, lendo, conversando ou mesmo tirando um cochilo (sob risco de perder a vez) quando há lugar para sentar. A auxiliar de odontologia Zenilda Alves enfrenta fila de banco todos os dias. Ela nunca sai de casa sem um livro ou revista. Na sexta-feira, a leitura a distraía na fila da Receita Federal, em Curitiba. "É o jeito que encontro para controlar a ansiedade", diz.

Procon

Em todo Brasil, os Procons vêm trabalhando para combater as filas, em muitos casos tidas como um desrespeito aos consumidores e usuários de serviços públicos. No Paraná, uma lei estadual, do ano de 2001, determina que bancos e supermercados não podem deixar seus clientes mais do que vinte minutos na fila. Em caso de denúncias, os estabelecimentos são fiscalizados, podendo receber advertências ou mesmo multa.

Para evitar o problema em outros locais, o diretor-geral do Procon-PR, Algaci Túlio, aconselha as pessoas a sempre observarem os horários e dias de maior movimento, evitando-os. Grande parte dos estabelecimentos comerciais, por exemplo, fica cheio de clientes em horários de almoço e saída de serviço. Nesse caso, para evitar incômodos, as pessoas devem buscar outras alternativas possíveis de horário. 

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