Ferroviários conseguem concluir os seus estudos

A dificuldade de compatibilizar horário de trabalho com a sala de aula tem feito muita gente abandonar a idéia de voltar a estudar. Para reverter a situação algumas empresas estão oferecendo cursos onde o aluno pode programar suas aulas. Ontem, foi a formatura de 88 funcionários da All-Delara, operadora logística responsável pela malha ferroviária sul, que concluíram o Ensino Fundamental e Médio.

O Programa ALL nos Trilhos da Educação começou em 2001 e este ano forma a primeira turma. Segundo a coordenadora do Programa, Márcia Paena, a empresa sentiu necessidade de capacitar os funcionários para que eles se adequassem às novas tecnologias. “Hoje só contratamos pessoas com ensino médio concluído”, diz. Dos três mil funcionários, apenas 40% têm o 2.º grau completo e a meta é capacitar até 2005 pelo menos 80% .

O grande atrativo do sistema de ensino são os horários. Os alunos se organizam conforme suas atividades profissionais. Mesmo os maquinistas, que viajam muito conseguem dar continuidade ao estudos. Há postos de ensino espalhados por diversas cidades por onde a rede ferroviária passa. Eles estudam em casa e vão até a sala de aula tirar dúvidas e fazer avaliações. Cada um conclui o curso de acordo com seu ritmo e o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação.

José Verli Braga, 46 anos, é mecânico e parou de estudar quando tinha 15 anos. Com horário organizado através de escalas ,não tinha condições de freqüentar uma sala de aula convencional. Graças a este sistema está terminado o Ensino Fundamental e Médio. “Ninguém pode desperdiçar esta chance”, diz.

Wilson Carlos Saturnino, 38 anos, também é mecânico. Só voltou para a sala de aula porque agora consegue programar suas atividades. Agora é só planos para o futuro, quer tentar vestibular para engenharia. Segundo Márcia, com a capacitação os funcionários também têm chances de crescer dentro da própria empresa.

Voltar ao topo