Feira do Livro já está consagrada em Ponta Grossa

Ponta Grossa  (Sucursal) – A segunda edição da Feira do Livro foi realizada com a proposta de constituir uma referência do município no cenário literário. Pelos resultados apresentados pela Secretaria Municipal de Educação e livrarias ponta-grossenses participantes do evento, o objetivo foi alcançado. Durante seis dias, a Feira do Livro concentrou no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas 50 editoras, peças teatrais, feira de orquídeas e de sabores.

“Enquanto muitos municípios fazem festas e rodeios para comemorar o aniversário, nós fizemos a Feira do Livro, que neste ano ganhou uma dimensão muito maior que no ano passado”, avalia a secretária municipal de Educação, Esméria de Lourdes Savelli. Durante aproximadamente um mês, todos os funcionários da Secretaria de Educação estiveram concentrados na organização do evento, que foi elogiado pelos autores trazidos pelas editoras. “Foi muito bem organizado e fomos bem recebidos”, declarou o romancista Cristóvão Tezza, de Curitiba.

Durante a realização do evento os estandes das livrarias receberam milhares de visitantes e consumidores. “Não tivemos condições de calcular quantas pessoas participaram da Feira do Livro porque eram muitas entradas, mas o interessante é que mesmo a pessoa mais simples não saiu sem um pacote com um livro comprado”, comentou Esméria. Na primeira edição da feira, em 2002, o evento atraiu um público estimado de 50 mil pessoas quando foram registradas apenas 23 editoras no Complexo Ambiental.

Segundo a secretária “as áreas mais procuradas foram as de literatura infanto-juvenil e obras técnicas para formação de professores, o que é um fator positivo, porque o professorado está preocupado em se manter atualizado”, avalia.

A Secretaria de Educação optou por ampliar as opções de livros neste ano, com obras técnicas e voltadas para o meio acadêmico. Durante a feira, as direções das 84 escolas municipais e 23 centros de educação infantil aproveitaram para encomendar livros das editoras com R$ 147 mil distribuídos pela secretaria. A entrega do acervo será feita dentro de um mês na Prefeitura.

Voltar ao topo