Exercícios físicos são recomendados, com cuidado

O final do ano se aproxima, o sol começa a aparecer mais intensamente, o calor chega e os sedentários procuram mais as academias de ginásticas. Os especialistas alertam que, apesar dos exercícios físicos serem benéficos, eles podem causar problemas se praticados de forma irregular, entre eles, o infarto do miocárdio.

Segundo o cardiologista Alexandre Cury, a doença vascular é pouco sintomática e a atividade física não orientada pode causar infarto. De acordo com o médico, alguns indivíduos podem ter obstrução da artéria quando fazem atividades físicas em níveis moderados ou elevados, consequentemente a quantidade de sangue que vai para o coração fica reduzida e a frequência cardíaca e a pressão arterial aumentam de forma súbita. “Isso leva a uma falta de oxigênio e nutrientes para o músculo cardíaco e pode causar o infarto”, diz o cardiologista.

Por isso, o médico ressalta a importância de procurar um cardiologista para avaliar as condições clínicas e planejar um tipo de esforço físico que o sistema vascular tolere.

“Se bem orientado, o exercício físico é um grande aliado à saúde do coração e dos vasos. Dentre as muitas vantagens, ajuda a controlar a pressão dos hipertensos crônicos, melhora os índices de glicemia e diminui os índices de colesterol e triglicérides do sangue. Além de outros benefícios, como auxiliar na perda de peso, prevenir a osteosporose, melhorar o humor e a autoestima”, orienta o cardiologista.

Para o professor de educação física e presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Paraná (Sinpefepar), Sérgio Nascimento, independente de problemas cardíacos ou não, quem está fora de forma tem que ir devagar com os exercícios físicos.

“Os sedentários tem de ser tratados com cuidado e com o acompanhamento de um profissional de educação física”, afirma Nascimento. Ele alerta também para a importância de se fazer uma avaliação clínica antes de iniciar os exercícios físicos.

Holistic training

Na opinião do professor de Educação Física, Daniel de Almeida, os exercícios físicos têm de ser controlados e dosados. “Não existem exercícios físicos contraindicados para ninguém; existem pessoas contraindicadas para certos exercícios físicos”, avalia o professor.

Almeida é um dos criadores do holistic training, exercícios físicos feitos sobre uma plataforma vibratória de forma holística. O método é uma mistura de vários exercícios físicos como pilates, ioga, musculação, alongamento, massagens, entre outros, e leva em conta a parte física, mental e social da pessoa. A avaliação física é feita procurando inserir a pessoa dentro de uma vida mais saudável.

“Todo o exercício físico é bom para o coração, desde que seja trabalhado de forma e frequência cardíaca corretas”, explica Almeida. O holistic training trabalha não somente com cardiopatas, mas com todo o tipo de pessoa.