Ex-catadores de Campo Mourão passarão a reciclar o lixo

O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), formaliza na segunda-feira o termo de cessão de dois barracões, prensas, trituradores, balanças e outros equipamentos para uma entidade que congrega moradores da Vila Guarujá que até o início do ano passado ?garimpavam? o lixo que era depositado nas imediações do bairro agro-urbano. Integrantes da Associação da Vila Guarujá (Associaguá) estiveram ontem no aterro sanitário do município para conhecer a estrutura que será repassada pela Prefeitura e já receberam as chaves dos barracões.

A entidade congrega 26 ex-catadores e a iniciativa da administração municipal visa assegurar uma renda mensal aos moradores da vila Guarujá, atingidos com a extinção do ?lixão? que por mais de 25 anos funcionou próximo o bairro, além de dar uma destinação ecologicamente correta aos materiais recicláveis. ?Essas famílias passarão a ter uma renda mensal com o processamento e comercialização dos materiais recicláveis recolhidos pelo projeto Lixo Separado Cidade Limpa. Os ex-catadores passarão agora a trabalhar em condições adequadas?, explica o prefeito.

A central de triagem foi implantada no aterro sanitário localizado na região de São Benedito. Conta com dois barracões de 160 metros quadrados cada, além de duas prensas (uma vertical e outra horizontal), dois carrinhos transportadores, um triturador industrial e balanças eletrônicas. Também serão repassados equipamentos de segurança no trabalho.

O empreendimento foi viabilizado pela administração municipal através de parcerias com os governos federal e estadual. Foi uma das ações contempladas no projeto Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, em que a Prefeitura captou recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente. O projeto prevê ainda várias outras ações voltadas ao atendimento das famílias atingidas pela desativação do ?lixão? e a recuperação ambiental da área. A parceria com o governo estadual viabilizou um barracão e uma prensa.

Em torno de cinco toneladas de materiais recicláveis estão sendo recolhidos mensalmente pelo programa Lixo Separado Cidade Limpa, que já atende toda a área urbana. Na avaliação da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, o volume recolhido pode chegar a 70 toneladas por mês.

Voltar ao topo