Estudantes de Harvard conhecem programas da Prefeitura

Sete estudantes, acompanhados de dois coordenadores, da Universidade de Harvard (EUA) visitaram Curitiba para conhecer boas práticas e programas desenvolvidos pela Prefeitura, como o Mãe Curitibana, Câmbio Verde, Restaurante Popular e o trabalho realizado pelo Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Esses alunos de Harvard participam de um intercâmbio de dois meses no Brasil  – no núcleo da universidade norte-americana em São Paulo – e atuam como voluntários de organizações sociais e ambientais na capital paulista.

O prefeito Gustavo Fruet, ao lado da secretária de Educação, Roberlayne Borges Roballo, recebeu o grupo na tarde desta terça-feira (02), e falou sobre o esforço na busca de novas formas de investimento para o transporte público e o aumento do orçamento para a educação.

Ao saber que havia uma curitibana no grupo – a estudante Taciana Pereira, de 18 anos, que está ingressando em Harvard e joga futebol -, o prefeito a “nomeou” embaixadora da Copa 2014 em Harvard, com a entrega da camiseta simbólica. “A primeira coisa que vou fazer quando chegar lá é vestir a camiseta, ir até um ponto representativo da faculdade, tirar uma foto e enviar ao prefeito”, disse a estudante.

Ações sociais

Antes da audiência com o prefeito, o grupo se encontrou, pela manhã, com o secretário de Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes. O secretário fez um breve relato sobre os programas sociais que garantem alimentação saudável e de qualidade para a população de baixa renda, através do Armazém da Família e do Restaurante Popular, entre outros. Em seguida, os estudantes acompanharam o programa Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por alimentos, em um dos pontos de troca, próximo da Avenida das Torres.

“Achei muito interessante o programa (Câmbio Verde) como a prefeitura conseguiu juntar os três setores –agricultores, pessoas de baixa renda e poder público –para oferecer alimento à população e ainda retirar lixo da cidade”, declarou o estudante de  engenharia ambiental, de 21 anos, Kevin Hernandez.

Os estudantes ouviram, ainda, palestra do presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, a respeito das iniciativas de planejamento urbano que norteiam o desenvolvimento da cidade deste a década de 1970. Após a palestra, os estudantes tiveram um encontro com representantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com o objetivo de uma futura aproximação e troca de experiências entre as instituições de ensino e seus alunos.

O grupo de Harvard estuda boas práticas no setor público e avalia oportunidades e desafios enfrentados pelo Brasil. Vinculado ao Programa de Imersão em Políticas Públicas da universidade, anteriormente o grupo era levado anualmente a Brasília. Este é o primeiro ano que Curitiba foi a cidade escolhida para a visita. “Andando pela cidade, fica claro como ela se estrutura para ser eficiente.O sistema de transporte e as soluções ambientais chamam a atenção”, disse o estudante Kevin Hernandez. 

Voltar ao topo