EstaR mais caro

O cartão do Estacionamento Regulamentado (EstaR) passará a custar R$ 1 a partir de segunda-feira. O valor antigo, de R$ 0,75, vigorava desde janeiro de 2001. Depois de quase sete anos é a primeira vez que a Prefeitura de Curitiba reajusta o preço do EstaR, para cobrir os custos de organização e controle do sistema que garante a rotatividade nas vagas da região central da cidade e em algumas ruas de bairros onde há grande movimento comercial.

A partir de segunda-feira também será reduzido o tempo do EstaR em sete quadras do microcentro, próximas da Praça Tiradentes e do marco zero. O tempo máximo de estacionamento, que era de duas horas, será reduzido para uma hora. ?As medidas foram necessárias por conta do crescimento da frota de veículos da cidade e a demanda pelas vagas tem crescido na mesma proporção nas áreas de maior movimento?, explica a diretora de trânsito, Rosângela Battistella.

Novidades

Nos próximos meses será implantado o cartão-raspadinha, que dificulta a falsificação e torna o uso do cartão mais simples e rápido. Em vez de preencher dia, mês, hora e minuto, o motorista só precisa raspar os campos correspondentes. Na maioria das vagas de EstaR, é possível permanecer com o carro estacionado por um período de até duas horas, usando dois cartões, mas é importante prestar atenção nas placas indicativas do limite de horário.

Voltar ao topo