Esgoto cai direto no mar

A campanha do governo estadual pela regularização das ligações de esgoto e as visitas constantes de seus funcionários a imóveis do litoral não têm surtido efeito e a Sanepar ainda não alcançou números satisfatórios. Em Matinhos, agentes da empresa visitaram 383 condomínios, hotéis e pousadas, o que representa 75% dos estabelecimentos na região. Os dados preocupam: 65,53% dos endereços visitados estão com problemas na ligação de esgoto.

Diretores da Sanepar discutiram, no fim de semana, a situação com empresários dos ramos hoteleiro e imobiliário. ?Ficamos muito incomodados com o dado, porque sabemos que praia suja afasta o veranista. É necessário que a gente se solidarize com essa causa, e cada um faça a sua parte. A Sanepar está fazendo a dela, de maneira preventiva?, afirma o presidente da Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral (Asindilitoral), José Chicarelli. Segundo ele, nos sete municípios do litoral paranaense existem mais de 2 mil estabelecimentos do tipo hoteleiro, sendo que 350 são associados à Asindilitoral.

Sonho

Na reunião, o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, explicou que o trabalho da empresa não termina com as obras. ?É preciso conscientização. O litoral limpo não é desejo do governo, não é uma vontade particular. Ter nossas praias limpas é sonho de todos.? Stênio afirmou que imóveis com situação irregular serão lacrados e pediu apoio dos empresários. ?Lacrar um imóvel é uma medida dura e não queremos colocar isso como ameaça. Mas, é uma atitude que poderá ser tomada?, disse.

Voltar ao topo