Encontro sobre Caminho do Peabiru

O 2.º Encontro Nacional dos Estudiosos do Caminho do Peabiru, realizado pela Universidade do Centro do Paraná (UCP), UniBrasil e Associação dos Municípios do Centro-Oeste do Paraná (Amocentro), encerra-se hoje, em Pitanga. O objetivo do evento, que começou ontem, é elaborar um levantamento do potencial turístico para ser explorado na região, formatando um roteiro para o Caminho do Peabiru.

O caminho é uma rota rica em atrações naturais, como cachoeiras, sítios arqueológicos, inscrições e mapeamentos rupestres que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. ?Começamos a relatar os vestígios arqueológicos do local na década de 1970?, afirma o diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicoas da Universidade Federal do Paraná (Cepa), Igor Chmyz. O arqueólogo, que faz hoje uma das palestras do encontro, foi um dos pesquisadores que estudou o caminho pela primeira vez.

Chmyz explica que o Caminho do Peabiru era uma rede de onde saiam várias troncos que iam para o Rio Grande do Sul, São Paulo e em direção ao Pacífico.

Voltar ao topo