Encontro de gestores aponta novos desafios

O Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), que terminou nesta quinta-feira (19), em Curitiba, apontou os novos desafios do setor, como a ampliação de programas sociais nos municípios e definição de uma política pública de promoção social no país.

“Tenho certeza que decisões importantes foram tomadas e compromissos foram assumidos neste encontro, que sem dúvida alguma será sempre lembrado por todos os participantes”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fernanda Richa.

O encontro dos gestores reuniu mais de 1.700 pessoas, dos 27 estados do país. Durante dois dias, entre palestras e oficinas, os gestores trocaram experiências e definiram propostas para a área da assistência social. Ficou decidido que Natal, no Rio Grande do Norte, será a próxima cidade a sediar o encontro, em março de 2010.

“Foi uma grande oportunidade para debater as questões da assistência social, que possibilitarão melhorias efetivas nas ações e a criação de instrumentos que possam reforçar os investimentos em promoção social. Como numa escola, o encontro possibilitou aos gestores o aprendizado orientado para o melhor desenvolvimento de trabalhos em prol da população”, acrescentou Fernanda.

O programa Vitrine Social, coordenado pela FAS, foi destaque no encontro dos gestores de assistência social. O programa é considerado modelo de ação para geração de renda e promoção da inclusão social. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer todas as etapas de desenvolvimento do Vitrine Social, que funciona nos 28 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Unidades de Atendimento vinculadas aos CRAS.

O programa atende pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, que são atraídas para atividades relacionadas aos seus sonhos, projetos de vida e auto-estima. É a forma de promover o resgate da família, o trabalho e desenvolver noções de empreendedorismo em todas as etapas.

Para a presidente da FAS, Fernanda Richa, o sucesso da ação é resultado da conquista de crescimento pessoal de cada participante. “Mais que gerar renda, é nosso desejo que cada participante alcance sua satisfação pessoal frente à jornada de trabalho escolhida”, disse.

Voltar ao topo