Em busca do cachorro-do-mato vinagre

O cahorro-do-mato-vinagre, um animal que corre o risco de desaparecer do planeta, ganha a atenção de pesquisadores do Paraná interessados em manter a conservação da espécie. Decididas a iniciar uma pesquisa para localizar o animal em seu habitat, as pesquisadoras Ana Maria Gealh, professora-doutora do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e Cibele Zanon, mestranda da Universidade Estadual de Londrina (UEL), começam a realizar esforços em todo o País.

O trabalho vem sendo concentrado principalmente na região dos Campos Gerais, no Paraná, onde teriam sido registradas no passado inúmeras matilhas de cachorro. Caso ocorra a localização, as duas pesquisadoras pretendem desenvolver ações para a proteção do habitat natural do animal e orientar a população para a importância de sua preservação. “A nossa preocupação com o registro de dados da espécie na região tem como referência o exemplar taxidermizado (empalhado) que faz parte da coleção do Laboratório de Zoologia da UEPG”, diz Ana Gealh.

Doado à UEPG, no final dos anos 80, pelo extinto órgão governamental ITCF (Instituto de Terras e Cartografia), o exemplar foi encontrado morto na estrada do Cerne, entre Castro e o vilarejo de Abapan (PR), vítima da caça predatória. “Este é um sinal que nos motiva a seguir pistas para verificar se o animal ainda habita as matas da região”, salienta Ana.

Abrigando-se em tocas, troncos de árvores e buracos abertos por outros animais, o cachorro-do-mato-vinagre vivia originalmente na região amazônica, no Brasil Central e de Minas Gerais até Santa Catarina. Também há registros da presença da espécie na América Central e do Sul, desde o Panamá, Bolívia e Paraguai até o nordeste da Argentina.

Qualquer informação sobre a presença desse animal raro da fauna brasileira pode ser encaminhada para anagealh@uol.com.br e cibelezanon@yahoo.com.br.

Voltar ao topo