Educação infantil de Curitiba é referência para o país

Curitiba está entre os poucos municípios do país a oferecer 99% do atendimento da educação infantil em período integral. São aproximadamente 32 mil crianças, de 0 a 5 anos, que recebem educação e cuidados nas creches (centros municipais de educação infantil – CMEIs), centros conveniados e nas turmas de pré-escola nas escolas municipais. A maior parte permanece até onze ou doze horas por dia em um das 157 creches da Prefeitura.

A Prefeitura de Curitiba mantém também quatro CMEIs funcionando em período diferenciado, até às 23 horas, para atender aos filhos dos pais que trabalham durante a noite. Ampliar e melhorar a qualidade do atendimento na educação infantil tem sido, desde 2005, prioridade da administração municipal.

"Buscamos transformar Curitiba, pela via da educação, numa cidade mais justa e mais solidária, lançando as bases de um modelo de desenvolvimento sustentável em que nossas crianças serão personagens ativos desta mudança, crescendo como cidadãos responsáveis", diz o prefeito Beto Richa.

Durante o período que estão nos CMEIs, as crianças brincam e aprendem, estimuladas pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal da Educação, especialmente capacitadas para o trabalho. Além de no mínimo quatro refeições diárias, cuidados com a saúde e higiene, as crianças participam de atividades pedagógicas de acordo com a idade. São ações esportivas, artísticas, culturais e de incentivo à leitura e escrita.

Proposta pedagógica – Nos últimos três anos, a Prefeitura intensificou os investimentos na educação infantil, abrindo aproximadamente 8 mil novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. A expansão do atendimento foi acompanhada da reformulação da proposta pedagógica que focou a criança enquanto sujeito do processo educativo.

"Curitiba caminha a passos largos e firmes na construção de uma identidade da creche e pré-escola, e na consolidação do direito da criança a uma educação infantil com muita qualidade", diz a secretária municipal da Educação, Eleonora Bonato Fruet.

Entre os avanços estão a construção, reforma e ampliação de 118 creches, a implementação das diretrizes curriculares municipais voltadas à educação infantil e o fortalecimento na ação compartilhada, com o lançamento do projeto Família. O projeto envolveu e aproximou os pais da realidade da educação e cuidados oferecidos às crianças.

Desde 2005, aproximadamente mil famílias e profissionais participaram juntos de cursos oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação para a implementação dos conselhos das creches.

A criação do programa Mama Nenê, que prevê e incentiva a amamentação nos CMEIS e CEIs e o armazenamento do leite materno. O leite armazenado é administrado às crianças pelos profissionais da Educação Infantil. O programa também recebeu destaque entre as ações que estão contribuindo para o melhor desenvolvimento das crianças nas creches.

Para o sucesso do programa, uma parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde, profissionais das unidades de saúde e das creches participam de cursos com fundamentos e orientações de como apoiar mães na amamentação. Até o momento, 754 profissionais concluíram o curso.

Outras medidas, como a oferta de vagas para mais de 12 mil profissionais da área participarem de cursos presenciais e semipresenciais e a constante política de reconhecimento e valorização dos servidores da educação, estão contribuindo para a transformação da educação infantil em Curitiba.

Voltar ao topo