DRT vai ao litoral atender pescadores

Cinco servidores da Delegacia Regional do Trabalho do Paraná (DRT/PR) e três da Agência de Atendimento de Paranaguá estarão se deslocando, a partir de segunda-feira, para as colônias de pescadores de Matinhos, Pontal do Paraná, Guaraqueçaba, Guaratuba e Paranaguá para protocolar os pedidos do seguro-desemprego dos pescadores artesanais. Em virtude do período de defeso do camarão, que começou no dia 1.º de março e segue até 31 de maio, a pesca está proibida na área compreendida da divisa dos estados da Bahia com o Espírito Santo até o Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul, por causa da reprodução do camarão de alto-mar.

A estimativa é que devam requerer o benefício cerca de 3,3 mil pescadores. Os servidores atenderão 1,2 mil pescadores de Guaraqueçaba, 350 de Matinhos, 500 de Guaratuba, 300 de Pontal do Paraná e 950 de Paranaguá. Segundo a chefe da Seção do Seguro-Desemprego (Segab), Sandra Bettega, as visitas facilitam a solicitação do benefício. Em Guaratuba, os atendimentos serão realizados na Agência do Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e, em Paranaguá, na Agência de Atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e nas demais localidades nas colônias dos pescadores.

Para ter acesso às três parcelas do beneficio temporário, o pescador deve comprovar que está inscrito na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca há pelo menos um ano, apresentar o atestado da colônia de pescadores artesanais confirmando o exercício da atividade, carteira de identidade ou de trabalho, comprovante de pagamento das contribuições previdenciárias e do número de inscrição como segurado especial.

Voltar ao topo