Quase 3,8 milhões de brasileiros foram avaliados pelos serviços hemoterápicos em 2017 e foram considerados aptos a fazer a doação de sangue. O dado inédito, divulgado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de dezembro, mostra que 80% das pessoas que buscaram os hospitais e os centros de hemobancos puderam doar — e o seu sangue ajudou a salvar outras vidas.

Do perfil dos doadores, segundo informações inéditas da Anvisa, a maior parte era de homens (60,1%) e com idade acima de 29 anos (64,1%). Os tipos sanguíneos mais frequentemente identificados na etapa de testes sorológicos foram O + (43,1%) e A + (30,7%). Já o tipo sanguíneo AB é o menos encontrado entre os doadores brasileiros (0,73%).

Em 2017, 42,8% dos candidatos estavam fazendo a doação de sangue pela primeira vez. E a motivação mais comum do total de doações foi aquela destinada a um amigo ou familiar, chamada de doação de reposição — ao contrário da espontânea, onde a pessoa doa apenas pelo ato de doar.

Não se esqueça do fim de ano

Férias, festas de fim de ano e carnaval ou outros feriados prolongados são épocas que os hemobancos e hospitais alertam pela baixa no estoque de sangue disponível — e é um dos períodos de maior utilização, por conta de imprudências e acidentes.

Em Curitiba, confira alguns dos principais centros de doação, que estarão abertos no fim de ano:
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar): Fecham apenas nos dias 31/12 e 1º de janeiro de 2019. Nos outros dias, atendimento normal, das 7h30 às 18h30 e sábado, das 7h30 às 12h.
Biobanco (Hospital das Clínicas): Fecha apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2019. Nos outros dias, atendimento normal, das 9h às 18h.

Foto: Divulgação/Exército
Foto: Divulgação/Exército

Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Curitiba (Hospital Santa Casa): Dia 30 de dezembro e 1º de janeiro, fechados. Dia 31 de dezembro, funciona até às 13h. Nos outros dias, atendimento normal, das 8h às 13h, de segunda a sábado.

Hemobanco. Dias 30, 31 e 1º de janeiro, o Hemobanco estará fechado. Mas, nos dias 27, 28 e 29, funcionamento normal, das 8h às 13h30, de segunda a sexta.

Requisitos para doar sangue

Das orientações do Ministério da Saúde para a doação de sangue, o doador deve seguir os seguintes critérios:

– Idade: ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha acontecido antes dos 60 anos. Já os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável legal.

– Peso: ter o peso mínimo de 50 kg.

– Alimente-se: a pessoa deve estar bem alimentada. Evite alimentos gordurosos três horas antes da doação. Se doar depois do almoço, aguarde duas horas.

– Durma bem: o doador deve ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.

– Identifique-se: quando for doar, lembre-se de levar um documento de identificação com foto, como o RG ou carteira de habilitação.

Frequência certa

Homens podem doar quatro vezes em um período de um ano. Já as mulheres, três. O intervalo mínimo entre as doações deve ser de dois meses para homens, e três para mulheres.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Defesa Civil alerta para risco de temporal em Curitiba