DNIT anuncia obras em cidades do Paraná

A maioria das linhas férreas existentes no País corta a periferia dos grandes centros urbanos, aumentando os riscos de acidentes e gerando uma série de transtornos às populações locais. Com o objetivo de minimizar os problemas, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre (DNIT) e o Ministério dos Transportes vêm anunciando uma série de investimentos através do Programa Nacional de Segurança Ferroviária em Áreas Urbanas (Pronurb).

O Projeto Piloto de Investimentos (PPI) prevê para 2006 uma série de obras de adequação de contornos ferroviários em municípios.

No Paraná, a expectativa é de que haja a construção de transposições na linha férrea (viadutos e passagens inferiores) nos perímetros urbanos de Curitiba, Piraquara, Paranaguá e Londrina. ?Estamos trabalhando para institucionalizar o Pronurb dentro do governo, fazendo com que ele tenha recursos assegurados todos os anos pelo Orçamento Geral da União. A intenção central do programa é melhorar as relações de convivência entre a ferrovia e suas comunidades?, informa o coordenador geral ferroviário do Dnit, Luiz Fernando de Pádua.

Em todo Brasil, estão previstos para 2006 investimentos de cerca de R$ 112 milhões. No Paraná, deve ser gasto, em média, R$ 3 milhões por local de obra. ?A construção das transposições na linha férrea vai aumentar bastante a segurança das comunidades que vivem nos locais onde serão realizadas as obras?, comenta a gerente de relações corporativas e de patrimônio da América Latina Logística (ALL), Priscila Cláudia Oliveira Pereira.

Segundo a ALL, em 2004 foram verificadas dez ocorrências em Curitiba e Região Metropolitana, envolvendo colisões de trens com veículos, atropelamentos, entre outros acidentes. Este ano, até agora, foram registradas cinco ocorrências. 

Voltar ao topo