Feridão

Dia de Finados teve movimento tranquilo nos cemitérios de Curitiba

O movimento nos cemitérios de Curitiba ontem, por causa do Dia de Finados, foi tranquilo. Pela manhã, a igreja católica organizou a tradicional cerimônia na Praça Sagrado Coração de Jesus, em frente ao Cemitério Água Verde. Na estimativa dos organizadores, cerca de 2 mil pessoas participaram da cerimônia, que seguiu até o meio-dia, conduzida pelo Padre Reginaldo Manzzoti e pelo arcebispo de metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo. O arcebispo chamou a atenção para o fato de a morte ser um tema pouco “falado”. “Na Ciência pouco se fala e pouco se pesquisa. É algo que parece tão forte e tão inevitável, que sempre aterroriza, porque trazemos dentro de nós um secreto anseio de eternidade. Também os filósofos comentam pouco.

A arte tem poucas expressões de simbologia para falar da mais segura das verdades para quem nasceu”, disse ele. Uma chuva fraca acompanhou os católicos por quase toda o dia, mas não interferiu na programação. Já na Capela Vaticano, no bairro São Francisco, o mau tempo cancelou a revoada de borboletas prevista para o final da manhã. Apesar disso, mais de 100 pessoas participaram da cerimônia ecumênica preparada no local. Ao final, dezenas de balões vermelhos foram soltos na rua em frente à Capela Vaticano.
As comemorações continuaram à tarde, com outras celebrações, principalmente no Cemitério Municipal do Boqueirão e no Cemitério Municipal São Francisco de Paula, com missas. A visitação aos cemitérios terminou às 18 horas.