Derrota diminui problema do trânsito em Curitiba

O trânsito de Curitiba nos dias de jogos do Brasil durante a Copa do Mundo da África do Sul se tornava complicado com os deslocamentos entre trabalho, casa e local de reunião para assistir às partidas. Eram mais carros nas ruas circulando nos mesmos horários. E, com a pressa de ver o jogo logo, muitos motoristas praticavam infrações.

A Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba (Urbs), que fiscaliza o trânsito na cidade, já detectou aumento de infrações durante o período dos jogos. Uma das irregularidades é estacionar em local proibido.

“Mesmo durante o jogo estamos em pleno atendimento. Se vem alguma reclamação pelo telefone 156, vamos verificar a situação. Alguns condutores estacionam em locais proibidos e demoram para retirar o carro após o jogo, comprometendo a circulação. Mesmo com o jogo, o motorista precisa respeitar as regras”, afirma Alceu Portella, coordenador de fiscalização do trânsito da Diretran/Urbs.

Também é preciso zelar pela segurança nos momentos antes e depois das partidas. As infrações mais comuns nestes casos são bloqueio de cruzamentos, parada em cima da faixa de pedestres e até mesmo o transporte inadequado de passageiros.

“Uma pessoa solta no compartimento de carga ou pendurada na janela pode ser projetada para fora do veículo em caso de acidente. Um momento de alegria pode se tornar um momento de tristeza. Esta é uma infração gravíssima e o condutor precisa ter o controle sobre os passageiros”, comenta Portella.

Para evitar problemas no trânsito, a Diretran disponibilizou ontem mais agentes para trabalhar antes e depois do jogo do Brasil contra a Holanda. Um maior efetivo para esta situação é possível porque no período muitos serviços são suspensos, como obras em vias públicas. Os agentes de trânsito fizeram operações para evitar bloqueios nos cruzamentos.

Voltar ao topo