Depois da forte chuva de granizo, vem o frio

Depois da chuva forte com granizo, que afetou 7.195 pessoas e danificou 2.019 residências em 15 cidades do Paraná, o tempo vai esfriar. A previsão do Instituto Tecnológico Simepar é que a temperatura mínima na Grande Curitiba hoje chegue a 5 graus e a máxima a 17 graus. Segundo o meteorologista Fernando Mendonça Mendes, a formação de nuvens e o declínio da temperatura são resultado da instabilidade intensa no Mato Grosso e Paraguai, que atingiu o Estado, combinada com a frente fria em deslocamento pelo oceano.

“Nos próximos dias vai continuar frio e a máxima sobe pouco, com presença do sol, mas não passa de 20 graus”, adianta Mendes. Até sábado, segundo ele, o frio perde intensidade e as temperaturas vão subir gradativamente. Não há previsão de mais chuva até o fim de semana.

Granizo

Na Lapa, 500 moradores foram afetados de alguma forma pelo granizo, que causou estragos em 120 casas. As localidades mais atingidas foram Lavrinha, Campo de Telha e Capão Alto, distantes entre 5 e 10 quilômetros do centro histórico. Fotos tiradas por volta das 9h pelo jornalista Anderson Sossela, da Câmara, mostram grande quantidade de gelo amontoado ao longo da PR-427, que liga o município a Campo do Tenente.

Em Tijucas do Sul, a Defesa Civil contou 500 pessoas prejudicadas e 300 moradias danificadas. Em Mandirituba, 50 moradores foram atingidos e 12 residências, estragadas.