Epidemia avança

Dengue mata mais seis paranaenses; Paranaguá é cidade mais afetada

O Paraná já soma 34.050 casos de dengue e 40 mortes. Segundo o boletim semanal divulgado nesta terça-feira (19), pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), são 9.657 ocorrências a mais do que no informe anterior e seis novos óbitos. O aumento nas estatísticas se deve a atualização dos números referentes à Paranaguá, no litoral do Estado.

O boletim confirmou seis novas mortes pela doença. Duas delas em Paranaguá, que já registrou 24 óbitos ao todo. As outras mortes ocorreram em Foz do Iguaçu (2), Santa Helena (1) e Medianeira (1). Ao todo, 40 pessoas morreram no Paraná por causa da dengue desde agosto de 2015. Mais quatro municípios entraram em epidemia de dengue no Estado.

Desde a semana passada, uma força-tarefa do governo estadual está em Paranaguá para coordenar as ações de vigilância e combate ao Aedes aegypti. São 25 servidores estaduais atuando diretamente para apoiar as equipes da cidade. A equipe da Sesa identificou mais de 8 mil casos já confirmados, mas que ainda não tinham sido notificados no sistema de informação.

A justificativa da prefeitura foi a falta de profissionais para realizar o serviço. Com a correção no banco de dados, o número de casos de dengue em Paranaguá quase triplicou, chegando a 12.432 ocorrências. Isso representa 36% do total registrado do Estado.

Para conter o avanço da doença, o governo estadual iniciou no dia 7 de abril um novo ciclo de aplicação do fumacê em todos os bairros da cidade. Oito caminhonetes da Secretaria da Saúde realizam o trabalho, indicado para a eliminação do mosquito adulto, em sua forma alada. Os profissionais da força-tarefa estadual também estão atuando na reorganização do fluxo de atendimento aos casos suspeitos de dengue.

Quanto a contaminação por zika vírus, foram confirmados 248 casos no Paraná entre agosto de 2015 e abril de 2016, Destes, 22 são relacionados à gestantes. No mesmo período, 50 pessoas foram diagnosticadas com a febre chikungunya.