Dekasseguis poderão concluir estudos

A Secretaria Estadual de Educação será responsável pela aplicação do exame supletivo para brasileiros residentes no Japão, nos próximos dias 23 e 24 deste mês. Quem passar no teste vai receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Segundo a chefe em exercício do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Maria Clarete Barbosa, está é a única oportunidade que os brasileiros que moram lá têm para avançar a sua escolaridade.

Segundo Maria Clarete, o Estado foi escolhido pelo Ministério da Educação para elaborar, aplicar e corrigir as provas, por sua tradição nesse tipo de exame. Na mesma data, ele também será realizado no Paraná, para pessoas que tiveram que parar os estudos. Segundo ela, só são aprovados aqueles que dominam os conteúdos básicos para cada nível de ensino.

O exame é realizado desde 1998 no Japão, e este ano estarão participando 1.914 candidatos para obter o certificado do Ensino Fundamental e 4.121 o do Ensino Médio. Maria Clarete explica que o documento deve ajudar os brasileiros a conseguir uma melhor qualificação no mercado de trabalho. Só há escolas que ensinam em português para crianças, e os adultos acabam ficando de fora. Para dar conta dos conteúdos, alguns chegam a pagar aulas particulares.

Os testes serão aplicados nas cidades que concentram o maior número de brasileiros: Yokohama, Hamamatu-Shi, Ota-Shi e Suzuka-Shio. No Japão está a terceira maior colônia brasileira fora do País. Só perde para os Estados Unidos e Paraguai. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, vivem lá 268 mil pessoas, que mandam, todos as anos, U$ 1 bilhão para o Brasil.

Voltar ao topo