Tempestade

Defesa Civil avalia estragos de temporais em cidades do Estado

A Defesa Civil coleta dados para a avaliação dos danos nos 26 municípios atingidos por temporais na quarta-feira (29). As informações preliminares, nesta quinta-feira (30), apontam que cerca de 2.700 pessoas foram afetadas, pelo menos 640 residências apresentam algum dano e duas casas foram destruídas.

Segundo o tenente Eduardo Gomes Pinheiro, chefe da Seção Operacional da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a avaliação de danos vai analisar as condições de resposta dos municípios e, por exemplo, a necessidade de decretação de situação de emergência. “Primeiramente atuamos no socorro à população e na proteção ao patrimônio público. Depois, atuamos na avaliação dos danos”, explicou.

Há dois dias o Paraná é atingido por chuvas com ventos fortes. Já na terça-feira (28), foram registradas ocorrências de estragos em seis municípios da região Oeste. “O sistema de Defesa Civil recebe os avisos meteorológicos antecipadamente, primeiro da macrorregião e, mais próximo ao horário do evento natural, do município que será atingido. A partir daí as regionais já trabalham com a possibilidade de atuar”, relatou. O tenente ainda alertou para o estado crítico em que se encontra o município de Loanda. “O município de Loanda, noroeste do estado, já nos comunicou que vai decretar estado de emergência. Lá, 120 pessoas foram atingidas e cinco estão desabrigadas”.

Segundo Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, há ainda a previsão de chuva forte para as regiões Noroeste e Norte do Estado nesta quinta-feira (30). “É possível termos também ventos nessas regiões com até 60km/h”, disse. Ele explicou que os ventos serão menos intensos que os registrados na última quarta-feira, que alcançaram 90km/h, em Apucarana e Cascavel.

Previsão

De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a previsão é de mais chuva forte nas próximas horas para as regiões Noroeste e Norte do estado, com possibilidade de granizo e de ventos de até 60km/h, menos intensos que os registrados ontem (29), que alcançaram 90km/h em alguns municípios.