Danos em pára-brisas rendem multas

Os motoristas devem tomar cuidado para não começar o ano tendo que tirar dinheiro do bolso para pagar multas de trânsito. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), regulamentada no dia 28 de dezembro de 2006, estabeleceu quais os danos que serão tolerados nos pára-brisas dos veículos, como fissuras e fraturas. Os carros que circularem em desconformidade com a lei podem receber multa no valor de R$ 127 ou serem apreendidos.

A aspirante Caroline Costa, chefe do departamento de comunicação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (Bptran), explica que a medida veio para garantir a segurança de motoristas e pedestres. Segundo ela, era comum ver veículos circulando com boa parte do pára-brisa danificado, comprometendo a visão do condutor. Desta forma, o risco de acidentes aumenta muito.

Segundo a resolução, os pará-brisas podem ter, no máximo, dois danos. Além disso, a legislação também estabeleceu o tamanho tolerado. As fissuras podem ter, no máximo, dez centímetros de comprimento. Já as fraturas, que são provocadas quando o vidro é atingido por pedras, podem ter no máximo quatro centímetros de diâmetro. Os danos não podem estar em qualquer lugar do pára-brisa, precisam estar a mais de 2,5 centímetros da borda e nenhum deles pode se localizar na área crítica de visão do motorista, a que é varrida pelo limpador de pára-brisas.

Os motoristas que circularem em desconformidade com a lei sentirão a irregularidade no bolso. A multa aplicada nestes casos é de R$ 127. A penalidade pode ser aplicada por qualquer agente de trânsito ou pelos policiais do Batalhão de Trânsito. O condutor multado terá a documentação do carro apreendida e prazo de dez dias para apresentar o veículo regularizado ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). Enquanto não cumprir a lei, terá o carro bloqueado administrativamente e não poderá fazer nenhuma transação com o veículo. Os carros que estiverem com o pára-brisa muito danificado serão recolhidos imediatamente.

Por enquanto, nenhum condutor foi multado, mas a aspirante recomenda a troca dos pára-brisas irregulares para que os motoristas não tenham nenhuma surpresa desagradável. O Detran vem distribuindo folders explicativos em suas sedes e a população pode obter mais informações no site da instituição (www.detran.pr.gov.br) ou pelo telefone do BPTran (41-3281-1616).

Voltar ao topo