Curso dado à Swat chega aos policiais do PR e SC

Integrantes de várias corporações de policiais participam neste fim de semana de um treinamento especial com técnicas de imobilização na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O treinamento é aplicado pelo Centro Avançado em Técnicas de Imobilização (Cati), que ministra seus cursos em todo País e no exterior, sendo responsável até pelo treinamento da Swat, nos EUA.

As corporações que estão participando são: Polícia Militar (PM) do Paraná, Polícia Civil do Paraná, Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná e Polícia Federal (PF) de Santa Catarina.

O instrutor do curso, Vinícius Andrade, é especialista na arte marcial aikidô (harmonia do corpo). Ele explicou que o repassado no curso é a arte marcial do policial urbano. “Nosso objetivo e treinar os policiais para as abordagens do dia-a-dia, onde muitas vezes eles acabam se excedendo e tendo que responder processos por lesões corporais. A idéia é tentar levar o policial a abordar, imobilizar e não machucar a outra pessoa”, explicou.

Vinícius Andrade disse que em outros cursos de artes marciais aplicados anteriormente, o instrutor passava várias técnicas para uma mesma situação. O Cati procura mostrar menos técnicas, mas que podem ser utilizadas em situações diversas. “O policial é humano e em poucas horas não se pode ensinar um grande número de técnicas, ele vai esquecer. Ensinamos poucas, mas mostramos a ele como elas podem ser úteis em várias situações”, contou o instrutor.

O instrutor lembrou que o centro existe há três anos. O telefone de contato para quem se interessar é (41)9193-6799.

Voltar ao topo