Motoristas abusados

Curitiba tem queda de 18,6% nas infrações

Levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) a pedido do Paraná Online revela um declínio de 18,6% nas infrações de trânsito registradas em Curitiba no primeiro trimestre de 2012, comparado a igual período de 2011. Foram registradas 210.568 infrações entre janeiro e março deste ano, contra 258.987 nos três primeiros meses do ano passado. No entanto, apesar dessa boa notícia, o excesso de velocidade continua sendo a principal preocupação do órgão.

Ocupando o primeiro lugar na lista das infrações, a ultrapassagem da velocidade em até 20% é a mais recorrente, totalizando quase o dobro da segunda principal ocorrência – estacionar em desacordo com a regulamentação. Somente entre janeiro e março deste ano, o Detran-PR registrou 62.201 ocorrências de excesso de até 20% na velocidade, enquanto o estacionamento irregular ficou em 33.478. Neste mesmo período do ano passado, a proporção era a mesma: 65.881 de excesso de velocidade contra 35.517 de estacionamento.

Para a coordenadora de Infrações do Detran-PR, Marli Batagini, isso acontece porque ainda falta conscientização do motorista. “Muita gente pensa que transitar em até 20% a mais do que o permitido não oferece riscos porque esta ainda não é uma velocidade perigosa, mas está comprovado que acidentes com mais de 60 km/h já são mortais”, comenta. Apesar de afirmar que a redução ainda não é tão significativa, ela acredita que a situação no trânsito de Curitiba está melhorando devido às campanhas educativas realizadas, principalmente se comparados os números das infrações com o aumento da frota.

Anderson Tozato
Estacionar em local proibido está entre as infrações campeãs.

Somado à imprudência dos motoristas, ainda há o fato de que o excesso de velocidade é mais monitorado devido à presença dos radares pela cidade. “Os outros tipos de infrações exigem que a fiscalização seja feita por agentes de trânsito e o problema é que o número de agentes não aumenta na mesma proporção em que a frota cresce”, opina Marli. Isso mostra que o número de infrações não monitoradas por equipamentos eletrônicos poderia ser maior.

Mais gente passa por reciclagem

Apesar da boa notícia a respeito da redução no número de infrações cometidas, a quantidade de motoristas realizando cursos de reciclagem está aumentando. No primeiro trimestre de 2011, 5.140 condutores curitibanos passaram por esse procedimento. Entre janeiro e março deste ano, o número subiu para 5.610, ou seja, um incremento de 9,1%. O Detran-PR não divulgou levantamento sobre a quantidade de carteiras suspensas.