Curitiba reproduz espécie em extinção

Os funcionários do Zoológico Municipal de Curitiba estão comemorando. É que no mês de novembro nasceram três filhotes de papagaio Chauá, e outros três de Papagaio-do-peito-roxo, ambas espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Foi a primeira vez no País que um zoológico conseguiu reproduzir um filhote de Chauá.

Ambos os animais figuram na lista das aves com mais perigo de serem extintas do Brasil. O diretor do Zoológico, Marcos Traad, explicou porque o trabalho de reprodução em cativeiro tem grande importância. “Suponhamos que chegue num ponto em que não haja mais nenhum desses animais na natureza. Nessa situação, se tivermos animais no cativeiro podemos reproduzir e levá-los à natureza”, explicou. O Zoológico também busca a reprodução do Papagaio-da-cara-roxa, mais ainda não obteve sucesso.

No caso do Chauá, a ave bota de três a cinco ovos quanto vive na natureza. Apenas um sobrevive. No Zoológico, dos três filhotes, dois sobreviveram. “Então foi uma vitória para nós. Temos avançado nessa área nos últimos anos”, comemorou. No Brasil, são quatro as espécies de papagaios ameaçadas de extinção: Chauá, Papagaio-de-peito-roxo, Papagaio-de-cara-roxa e Charão. Apenas o último não consta no Zoológico de Curitiba.

O projeto de reprodução de Chauás em Curitiba começou em 2006 com a chegada de 21 aves do Espírito Santo. Os animais foram apreendidos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) numa fiscalização de tráfico de animais silvestres. Recintos especiais para abrigar os papagaios foram construídos com recursos de um prêmio do recebido pelo Zoológico, por meio do ornitólogo Pedro Scherer, que venceu na categoria “Trabalho em cativeiro com aves”, um concurso da Fundação Loro Parque.

Serviço

O Zoológico se localiza na Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n´, bairro Alto Boqueirão. O local funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 16h; domingos e feriados das 8h às 17h. Informações pelos telefones: (41) 3378-1221 ou 3378-1515.