À espera dos torcedores

Curitiba está preparada para receber a Copa, dizem hoteleiros

Considerada a quarta cidade mais barata em relação aos custos de estadia com a Copa, Curitiba está plenamente preparada para receber os torcedores durante o maior evento esportivo do mundo. Pelo menos é o que dizem representantes dos setores de hotelaria e turismo. Segundo o Curitiba Conventions e Visitors Bureau (CCVB) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a capital se preparou e não vai fazer feio no período em que a cidade receberá os quatro jogos da competição. Levantamento do site de planejamento de viagens TripAdvisor aponta gasto médio diário de R$ 1.117 por hóspede.

De acordo com a ABIH-PR, os hotéis de Curitiba investiram principalmente na capacitação dos profissionais e na melhoria da estrutura. Para o presidente da instituição, Henrique Lenz César Filho, a Copa vai mudar os padrões do atendimento realizados pelo setor. “As empresas trabalharam forte para capacitar e treinar seus colaboradores. Hoje em Curitiba as equipes executam um trabalho com padrão internacional, que não deve a nenhuma cidade do mundo inteiro. Além disso, grande parte dos leitos da nossa capital foram reformados e melhorados, assim como as estruturas dos hotéis”, diz. Segundo ele, a rede hoteleira da capital não precisou realizar grandes ampliações. “Tivemos apenas que construir dois mil leitos a mais na cidade, um número bem abaixo se comparado a outras capitais. Hoje temos 18 mil quartos na cidade e a FIFA nos pediu cerca de 10 mil para atender suas demandas de reservas. Então, estamos tranquilos”.

Para atender de maneira eficaz os torcedores que veem à Curitiba, o CCVB apostou em workshops com especialistas dos países que sediarão seus jogos por aqui dirigidos a trabalhadores do setor. Segundo a diretora executiva Tatiana Turra, o CCVB trabalhou nos últimos anos para realizar ações em diferentes partes do mundo para atrair turistas para Curitiba durante a Copa. “Estivemos em quase todos os eventos realizados pela Embratur no exterior divulgando os atrativos de Curitiba e estamos trabalhando para que durante a Copa do Mundo tudo ocorra bem. Até porque queremos que os torcedores que vierem a Curitiba durante a competição voltem para cá e ainda divulguem a cidade para amigos e familiares”, ressalta.

César Filho também acredita que a Copa servirá como grande porta de entrada para atrair novos turistas à capital. “Teremos mercado para pelo menos dez anos se correr tudo bem durante a Copa do Mundo. Queremos que esses torcedores voltem pra cá e tragam mais gente com eles”.