Crescimento populacional gera invasões em Telêmaco Borba

O município de Telêmaco Borba, região central do Estado, vem registrando crescentes invasões populacionais em terrenos públicos. Apesar de ter população menor que 70 mil habitantes (censo de 2000), devido ao incremento econômico pelo qual vem passando nos últimos anos em função da industrialização, a cidade já registra focos do problema, geralmente relacionado a centros urbanos maiores. A Prefeitura aponta como conseqüência danos ao patrimônio e ao meio ambiente, e afirma que está tomando medidas legais para reaver os terrenos.

Os investimentos na cidade somam, nos últimos dois anos, mais de R$ 2 bilhões, advindos da industrialização de papéis. Somados à expectativa, polêmica da usina de Mauá sair do papel, vêm ocasionado fluxo migratório intenso em contraponto à valorização imobiliária na cidade. ?Ficou imensamente caro o custo para habitação. O resultado é o que estamos vivendo agora com as invasões?, explica o secretário de governo do município, André Coraiola.

Atualmente existem três grandes invasões no município, as quais abrigam, cada uma, cerca de cem pessoas, de acordo com a Prefeitura.

Providências

Segundo o secretário de governo, até o momento as invasões foram pacíficas, mas os sem teto não demonstram intenção em deixar os locais. Para Coraiola, há motivações políticas também. A expectativa é que uma liminar de reintegração de posse saia em breve. 

Voltar ao topo