Economizando

Crescem as transferências de alunos para escolas públicas de Curitiba

A crise econômica colaborou para o forte aumento na quantidade de transferências de estudantes para escolas da rede pública em 2015. Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seed), de janeiro até a terceira semana de novembro, em todo o Paraná foram transferidos 7.267 alunos novos, 60,3% a mais do que no mesmo período de 2014 (4.533).
Já nas escolas municipais de Curitiba, a Secretaria Municipal de Educação (SME) registrou 3.838 transferências de novos alunos entre janeiro e setembro, 29% acima do total de matrículas novas em todo o ano de 2014 (2.718). Em 2013, por exemplo, foram 2.550 estudantes transferidos.

De acordo com a SME, o crescimento da procura ao longo deste ano gera uma expectativa de aumento para 2016. O período de matrículas novas na rede municipal começou na última terça-feira (1º) e vai até dia 17. Devem ser feitas diretamente nas instituições de ensino escolhidas pelas famílias, conforme a disponibilidade de vagas.

A SME garante que o município está preparado para atender a demanda crescente em turmas da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, em função da universalização das vagas. Em fevereiro, havia 9 mil vagas remanescentes que, em partes, foram preenchidas nessas transferências. O desafio no atendimento segue na educação infantil, daí a importância do cadastramento escolar realizado este ano. Mas no início de 2016, a previsão da pasta é que a capacidade em turmas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), turmas de pré-escolar nas escolas e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) suba de 46.065 para 57.302 vagas.

Rematrícula atrasada

Em função da greve deste ano, o período de rematrículas nas escolas estaduais começou em 30 de novembro e segue até 11 de dezembro. A confirmação da vaga para os alunos do 1º ano do Ensino Médio será de 14 a 18 de dezembro.
Segundo a Seed, somente de 1º a 12 de fevereiro de 2016 os alunos de todas as séries e de outras redes de ensino, de outros municípios ou estados poderão fazer a solicitação de vagas nas escolas mais próximas do local onde moram. 

Paraná Online no Facebook