Corpo de Bombeiros, aos 90, espera emancipação

O Corpo de Bombeiros (CB) do Paraná comemorou ontem noventa anos de fundação. A data foi marcada por uma solenidade com entrega de medalhas e homenagens no Quartel Geral de Curitiba. Além de destacar os trabalhos da corporação neste período, a categoria ressaltou que aguarda com expectativa a aprovação de um projeto que prevê o desmembramento do CB da Polícia Militar (PM).

Segundo explica o capitão Juceli Simiano, isso representará a emancipação do CB, que passará a ser subordinado diretamente a Secretaria de Segurança Pública, e não mais ao comando da PM. “Hoje não há um enfoque diferenciado do nosso trabalho, e com o desmembramento será possível criar uma estrutura própria”, comentou o capitão. A formação do bombeiro também poderá ser mais centralizada na função, ao contrário do que acontece hoje, quando bombeiros e policias militares recebem praticamente o mesmo treinamento.

Outra vantagem desse projeto, destaca o capitão, será o repasse de recursos, que virá diretamente ao CB. “Não serão necessários mais recursos, pois boa parte das verbas vem do Fundo de Reequipamento do CB (Funrebom) através dos municípios, e a folha de pagamento é coberta pelo Governo do Estado”, disse Simiano. Dezenove estados já desmembraram as corporações, restando apenas os três Estados do Sul e São Paulo. O projeto de emenda constitucional para o desmembramento do CB já está na Assembléia Legislativa do Paraná há quarenta dias, e é de autoria dos deputados Hermas Brandão, Durval Amaral e Algaci Túlio.

Estrutura

O CB do Paraná conta hoje com um efetivo de 3.100 bombeiros, e está presente em 46 municípios ? a meta é atingir cem municípios, mas ainda não existe previsão para alcançar esse número. Até o fim de 2004 serão instalados mais nove postos de atendimento em Curitiba e outros municípios da Região Metropolitana. Com isso, destaca o comandante do CB, coronel Ivaldo Marchesi, o tempo médio de atendimento de ocorrências, que hoje é de dez minutos, será reduzido pela metade. De janeiro a agosto deste ano, o CB fez 160 mil atendimentos na Grande Curitiba, onde estão incluídos desde vistorias preventivas, combate à incêndios e busca e salvamento.

Durante a solenidade de comemoração aos 90 anos do Corpo de Bombeiros foram homenageados com medalhas de Mérito Policial vários bombeiros que atuam há dez e vinte anos na corporação. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) fez o lançamento de um carimbo comemorativo ao aniversário. Também foram homenageados a neta, Dora do Rego Barros, e o bisneto, Paulo Monteiro, do primeiro comandante do Corpo de Bombeiros, major Fabriciano do Rego Barros.

Voltar ao topo