Consórcio de lixo recebe licença para terreno

O Consórcio do Lixo da Região Metropolitana de Curitiba recebeu ontem a licença prévia ambiental para instalação do Sistema de Processamento e Aproveitamento de Resíduos (Sipar) em Mandirituba. A licença, assinada pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Jorge Callado, foi entregue ao prefeito em exercício de Curitiba, João Cláudio Derosso, pelo governador Orlando Pessuti, na Escola de Governo.

A licença prévia é a primeira das três licenças ambientais necessárias para funcionamento do empreendimento que vai receber o lixo gerado por Curitiba e outras 19 cidades da região. A área de Mandirituba ainda não possui as licenças de instalação e de operação. Para viabilizar o funcionamento da usina, o Consórcio do Lixo agora aguarda uma decisão judicial referente à ação do consórcio de empresas Paraná Ambiental, segundo colocado na disputa, que questiona o vencedor da licitação, o Consórcio Recipar.

“Vamos aguardar a decisão da Justiça para dar prosseguimento à instalação do Sipar, e definitivamente virar a página da questão do lixo em Curitiba. Essa licença ambiental é mais uma prova de que o sistema proposto pelo Consórcio é ambientalmente adequado e servirá de exemplo para todo o Brasil”, comentou o secretário municipal do Meio Ambiente, José Antonio Andreguetto.

A área de Mandirituba era apontada pelos técnicos do IAP e do Consórcio como a ideal para receber o Sipar, mas faltava a assinatura da licença prévia. “Sem dúvidas, é a área com menor conflito social e ambiental, além de ser economicamente mais viável”, comentou Andreguetto.

Enquanto o impasse judicial impede a instalação do novo sistema de tratamento de resíduos da Grande Curitiba, a partir de primeiro de novembro, com o fechamento do Aterro da Caximba, o lixo será destinado para áreas particulares da Estre Ambiental, em Fazenda Rio Grande, e da Essencis Soluções Ambientais, na Cidade Industrial de Curitiba. Uma liminar autoriza a Cavo a receber resíduos em Mandirituba assim que receber a licença de operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Rios

Ainda na Escola de Governo de ontem, o governador Orlando Pessuti também assinou ordens de serviço para ações de desassoreamento e limpeza de rios de Curitiba, região metropolitana e litoral. O desassoreamento será feito nos rios Palmital e Atuba, que fazem divisa com o município de Colombo. O investimento é de R$ 688 mil. Os trabalhos começarão nesta quinta-feira e devem acabar em dezembro.

Voltar ao topo